Televisão

Apresentador do programa 'Truques da Mente' se diz 'viciado' em ciência e novas descobertas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jason Silva, 32, está à frente do programa "Truques da Mente", que estreia sua terceira temporada neste sábado (6), no Nat Geo.

Na atração, indicada ao Emmy, o venezuelano propõe jogos e experiências interativas com participantes voluntários, mostrando como o cérebro pode ser enganado e como funcionam alguns mistérios da ciência.

Sempre assessorado por especialistas, ele desvenda esses mistérios junto com os participantes. Os telespectadores também podem brincar em casa, tentando fazer as tarefas.

A terceira temporada do "Truques da Mente" tem nove episódios, entre eles sobre os temas "vício", "risco", "compaixão" e "linguagem".

Jason Silva admite ter um vício: a curiosidade.

"Sou viciado em novas descobertas. Viciado em exploração. Desde de criança sempre fui muito curioso, as novas descobertas me fazem me sentir mais vivo. Sou viciado em inspiração, em filosofia, em ciência, em inovação", conta Jason ao "F5".


Para o apresentador, a descoberta mais incrível até agora com o programa foi o fato de que o nosso cérebro completa as imagens do mundo em 3D, que nossos olhos não enxergam por completo.

"A pesquisa que mais me impressionou foi sobre como o cérebro completa os padrões das imagens que enxergamos. Ele processa o que nossos olhos enxergam em baixa resolução e transforma em uma realidade tridimensional. O que chamamos de realidade, é na verdade uma ilusão criada pelo cérebro", explica Jason.

Animado para estrear essa nova temporada, o apresentador conta que o programa também lhe trouxe um maior senso de humildade em relação à própria mente. Segundo ele, a experiência com o programa o livrou de um sentimento de impotência perante alguns desafios.

"O programa me mostrou que as minhas percepções são limitadas, minha conclusão é limitada. Fiquei mais humilde em relação a isso", afirma.

FOME DE CONHECIMENTO

Jason acredita que seu programa tem um papel importante na TV: o de levar informação às pessoas.

"É importante que os programas de TV eduquem as pessoas além de entreter. Eu acredito que meu programa adiciona algo à vida das pessoas, promove um serviço. A ciência é muito importante e os telespectadores estão famintos por conhecimento. Eles querem aprender", explica.

"No programa, fazemos os jogos e depois os experts explicam o que aconteceu nos nossos cérebros. É um programa que as pessoas podem assistir, interagir, se divertir e aprender. Minha missão é levar a curiosidade ao mundo".

Para manter a mente sempre saudável, Jason deixa suas dicas: "É preciso exercitar o cérebro. Faça caminhos diferentes para ir ao trabalho, escove os dentes com a mão esquerda se você for destro, viaje para um lugar novo. Se nos colocarmos em novas situações, desafiamos o nosso cérebro e é assim que o treinamos".

A terceira temporada do "Truques da Mente" estreia neste sábado (6), às 20h45, no Nat Geo.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias