Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Comic Con

CCXP 2021 será mais curta, mas promete lançamentos dos grandes estúdios

Principais estúdios confirmaram presença no evento que começa hoje, com festa

Cenário da CCXP Worlds

Cenário da CCXP Worlds Divulgação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Totalmente virtual pelo segundo ano consecutivo por causa da pandemia da Covid-19, a edição de 2021 da Comic Con Experience (CCXP) começa neste sábado (4) e prepara grandes novidades para os fãs de cinema, games, quadrinho e cultura geek em geral. O festival pode ser acessado gratuitamente, mas há um passe especial no valor de R$ 50 que garante conteúdos exclusivos.

As presenças mais aguardadas neste ano são as do elenco de "Matrix Ressurections", que tem a estreia marcada para o dia 22. Na área dos quadrinhos, as editoras DC Comics e Marvel apresentarão suas principais novidades para 2022.

Os amantes dos quadrinhos também terão outro atrativo: as presenças de Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica, e Jim Davis, que criou o personagem Garfield. Ambos farão uma roda de conversa no domingo (5), às 19h30. Clique aqui para conferir a programação completa.

Em 2021, a CCXP Worlds, como foi batizada, terá menos horas de conteúdo do que no ano passado. Mesmo assim, a organização espera ter um aumento de aproximadamente 20% no número de acessos na comparação com 2020. Na ocasião, 3,5 milhões de pessoas participaram do festival, com um alcance em 139 países e cerca de 30 milhões de visualizações.

"A gente diminuiu o volume de conteúdo para priorizar a qualidade. No ano passado, chegamos a fazer mais de 150 horas de conteúdo e, neste ano, vamos fazer 60 horas. Ou seja, a gente aumentou o nível de seleção para ter realmente o filé do filé", diz Roberto Fabri, CCO da Omelete Company, empresa organizadora e idealizadora da CCXP.

Neste ano, a CCXP Worlds ocorrerá em dois dias, ante três do ano passado — além da chamada spoiler night, que é uma festa de apresentação que ocorre na véspera da abertura oficial. Tradicionalmente, a CCXP é realizada de maneira presencial em quatro dias de acesso geral e mais um da spoiler night.

Segundo Fabri, o evento será mais atrativo neste ano, já que as principais empresas da indústria audiovisual, como Warner, Sony, Paramount, Netflix, HBO Max e Amazon Prime, confirmaram participação e devem promover lançamentos.

"A verdade é que [no ano passado] a indústria inteira do entretenimento estava parada. Ninguém estava filmando. Então, um dos maiores pontos que a comunidade trouxe foi de que a experiência foi muito legal, mas faltou aquela novidade. Então, acho que esse é o principal ponto de diferença deste ano", acrescenta.

Para este ano, também foi feita uma modificação na plataforma de acesso ao evento virtual. De acordo com Fabri, o sistema é mais simples do que na edição de 2021, favorecendo a acessibilidade. Ele relata que, por conta do peso das tecnologias usadas no ano passado, muitos espectadores não conseguiram assistir aos conteúdos oferecidos. Além disso, desta vez será dada ênfase aos acessos a partir de dispositivos móveis.

Por conta dessas novidades, a organização espera um crescimento de aproximadamente 20% no número de acessos na comparação com a última edição. Em 2020, foram registradas cerca de 30 milhões de visualizações das páginas da CCXP.

Ingressos

Neste ano, é possível assistir gratuitamente à programação da CCXP. Entretanto, há a opção de comprar ingressos por R$ 50, que permitem uma experiência ampliada.

As pessoas que optarem por comprar os ingressos terão acesso posterior a todo o conteúdo apresentado durante o evento, podendo assistir os vídeos quando quiser até janeiro do ano que vem.

Além disso, destaca Fabri, serão feitos alguns conteúdos exclusivos para esse público. "Por exemplo: vai ter uma entrevista com o Maurício de Sousa. Só que só no VOD [vídeo on demand] vai ter uma versão estendida junto com uma visita que a gente fez na MSP [Mauricio de Sousa Produções] e a gente mostra lá como se fosse um mini documentário de como é a MSP."

Com mais de um ano de antecedência, também já foi aberta a venda de ingressos para a CCXP 2022, que também dá acesso ampliado à edição de 2021. O primeiro lote, no entanto, já foi esgotado. Uma nova remessa de tíquetes deverá ser liberada para compra em abril do ano que vem.

Não foi informado o número de ingressos comercializados.

Novidades para 2022

A previsão da organização é de que no ano que vem a CCXP volte a ser realizada presencialmente. O local já está definido: o São Paulo Expo (na zona sul da capital paulista), onde tradicionalmente o evento ocorria. Será entre os dias 1º e 4 de dezembro.

"Vai ser o maior evento de todos os tempos", garante Fabri. Ele afirma que está sendo estudada a possibilidade de que a edição 2022 tenha um dia a mais, de modo que a spoiler night passaria a ser considerada como um dia oficial de evento. "Daqui a pouco ela vira um dia oficial. Se você comprar o full experience, que é um dos tipos de ingresso da CCXP, você tem direito à spoiler night", diz. A definição, no entanto, deverá ocorrer só ao logo do ano que vem.

Também será realizado, em maio, o CCXP Awards, uma premiação que irá homenagear nomes da cultura pop. "Mas existe a chance grande de a gente anunciar mais dois eventos para o ano que vem, como se fosse um spin-off [derivação] da CCXP", diz Fabri.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem