Nerdices

Sony retira game 'Cyberpunk 2077' da loja online pelo excesso de bugs

Quem comprou jogo inspirado em Keanu Reeves será reembolsado

Cartaz anunciando venda do do jogo "Cyberpunk 2077"
Cartaz anunciando venda do do jogo "Cyberpunk 2077" - Kazuhiro Nogi/AFP
Tóquio

A Sony anunciou nesta sexta-feira (18) que retirou o jogo "Cyberpunk 2077" de sua plataforma de vendas online PlayStation Store em todo mundo. O game já tinha apresentando bugs e falhas desde o seu lançamento e, em em meio a uma chuva de críticas, a empresa resolveu recuar para garantir a "satisfação do cliente".

"A SIE (Sony Interactive Entertainment) se esforça para garantir um alto nível de satisfação de seus clientes e, por consequência, vamos começar a oferecer reembolsos" aos jogadores, escreveu a divisão de videogames da Sony em seu site nos Estados Unidos.

Criado pelo estúdio polonês CD Projekt RED e lançado no mundo em 10 de dezembro, o jogo será retirado da loja online "até novo aviso", completou o comunicado. Um porta-voz do SIE Japão confirmou à AFP que a retirada do jogo e o reembolso aos jogadores se aplicará "em todo mundo".

"Não acho que tenhamos visto nada parecido na indústria dos videogames", tuitou Daniel Ahmad, analista da Niko Partners, referindo-se à retirada do 'Cyberpunk 2077' da PlayStation Store. "Esta situação poderia ter sido evitada", adiando o lançamento por mais um ano, afirmou.

Após o anúncio, as ações da Sony na Bolsa de Tóquio permaneciam no azul, com ganho de 2,29%, a 10,255 ienes (cerca de R$ 5 mil) em torno das 4h30 GMT (1h30 em Brasília). Nesse horário, o índice Nikkei caía 0,15%. No início das operações, a ação chegou a ganhar mais de 5%, em meio às altas expectativas dos investidores com as vendas de seu novo console PlayStation 5 para a temporada de Natal.

"Cyberpunk 2077", um videogame distópico muito esperado, leva ao limite o que é tecnicamente possível nos dias de hoje, de acordo com a imprensa especializada. O jogo foi "aclamado universalmente" pela crítica, de acordo com o site metacritic.com.

Muitos criticam seus erros e bugs, e alguns sugerem que os consumidores esperem alguns meses para adquirir o jogo, na esperança de que os problemas sejam reparados. O lançamento do jogo foi adiado por duas vezes neste ano e os desenvolvedores se viram obrigados a colocar alertas quando um dos críticos sofreu um ataque epiléptico ao jogar.

Os atrasos, justificados pelo estúdio pela dificuldade de criar um universo tão amplo para os diferentes formatos de jogo e pelas complicações de trabalhar durante a pandemia, geraram muitas críticas. Lançadas em novembro, as versões melhoradas para os últimos consoles PlayStation 5 e Xbox Series ainda não estão disponíveis.

O estúdio CD Projekt RED pediu desculpas na segunda passada (14) e prometeu "resolver os bugs" com correções anunciadas para janeiro e fevereiro, no objetivo de "melhorar a experiência" do jogo. A empresa também propôs reembolsar os jogadores que não queiram esperar.

O presidente do estúdio, Adam Kicinski, anunciou que o jogo teve 8 milhões de pedidos antecipados de compra, o que classificou de "resultado fenomenal". Ele garantiu também que o jogo "funciona muito bem na maioria das configurações".

De acordo com as estimativas do banco polonês BOS, o orçamento do "Cyberpunk 2077", baseado em um jogo criado pelo americano Mike Pondsmith, foi de US$ 331 milhões (R$ 1,68 bilhão), o que o torna um dos videogames mais caros da história.

O estúdio recorreu a um dos atores mais valorizados, o americano Keanu Reeves (de "Matrix"), que empresta seu rosto a um dos personagens principais do jogo, Johnny Silverhand. A campanha de promoção mundial foi digna de uma produção de Hollywood.

AFP
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