Música

Conheça Nina Fernandes, aposta da nova MPB que está na trilha sonora de 'Malhação'

Jovem de 19 anos se inspira em Jair Rodrigues e Anavitória

Nina Fernandes
Nina Fernandes - Instagram/ninafernandes
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A MPB vem ganhando o frescor de uma geração de seus vinte e poucos anos. A lista que já conta com o duo Anavitória, Tiago Iorc, a banda Melim e Vitor Kley engrossa com apostas como Nina Fernandes, 19.

Com dois anos de carreira, ela já emplacou canções em duas novelas e não para de produzir. Também compositora e produtora, ela lançou o EP “Digitando…” e mostrou versatilidade com o clipe de “Arroz com Feijão”, uma das faixas desse trabalho.

Cantando no refrão “Nosso amor compete com o do arroz e feijão”, o videoclipe da música é interpretado pela própria Nina e tem a participação do duo Outro Eu, formado pelos músicos Mike Tulio e Guto Oliveira. No clipe, um casal tenta se divertir no parque de diversões entre provocações feitas um ao outro, até que o fim da tarde acaba de um jeito tragicômico. 

Nina conta que gosta de pensar no roteiro e no visual do vídeo, principalmente com a ajuda do pai, que é publicitário. Alias, ela canta desde criança e sempre foi estimulada por toda a família. “Meu pai costumava dizer que tinha medo de eu acreditar que a vida era uma trilha sonora”, brinca Fernandes. 

A cantora se vê dentro desse gênero musical, tanto que participou do Festival Nave, idealizado por Anavitória. Fernandes diz que vibrou ao cantar para 8.000 pessoas.

“O mais bonito dessa cena MPB é que um vai abrindo portas ao outro. Muita gente não cantaria se não fossem as meninas [Anavitória], e elas não existiriam se não fosse o Tiago Iorc”, afirma. Fernandes vê que cada um deles tem um jeito próprio de fazer música e isso torna o gênero mais rico. 

As referências vieram de uma herança: a coleção de discos de vinil de seu avô. “Tinha muitos discos do Jair Rodrigues, e meu pai é amigo do Jairzinho. Acabei me aproximando dele. Posso dizer que ele [o Jair] é meu padrinho musical”, conta Fernandes, que tomou coragem de começar a mostrar suas composições a pedido do Jair Oliveira. O pai dele, Jair Rodrigues morreu há cinco anos. 

“O Jair tinha aquela força, aquele poder na voz, na interpretação”, afirma Fernandes, que só recentemente começou a estudar a música brasileira mais a fundo e descobrir seus segredos. “Uma música em inglês fala da Lua e do céu de uma forma fácil, e se você traduzir fica tão bobo até que percebi o quanto o português é uma língua riquíssima”.

A música “Arroz com Feijão”, aposta de Fernandes, saiu com incentivo do amigo Jair Oliveira e também dos meninos da Outro Eu, que participam da faixa. “Eu ouvi eles tocando a música ‘Ai de Mim’ e me apaixonei perdidamente. Eles me deram mais coragem”, afirma a cantora. 

Antes de investir nessa canção, Fernandes lançou um EP em 2017 com cinco músicas, com destaque para “Cruel”, que foi lançada também em videoclipe. A música entrou na trilha da sonora da novela “Tempo de Amar” (2018), da Globo, que tinha como protagonistas os atores Bruno Cabrerizo e Vitória Strada.

“Fiquei radiante sem imaginar que outra música iria acabar também na televisão”, conta Fernandes sobre a faixa “Beijo”, que entrou, este ano, em “Malhação - Toda Forma de Amar”, no ar na TV Globo.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem