Música

'Boate Azul' ainda faz o mesmo sucesso em show, diz César Menotti, da dupla com Fabiano

Dupla gravou último álbum nos EUA e quer mostrar sertanejo raiz às novas gerações

Os irmãos César Menotti e Fabiano
Os irmãos César Menotti e Fabiano - Fred Pontes/Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

​Eles podem até estar mais afastados da televisão, mas não diminuíram o ritmo. Com 17 anos de trajetória na música, César Menotti e Fabiano gravaram recentemente mais um álbum --o nono da carreira-- e decidiram mudar a rota nesta produção: do Brasil para os Estados Unidos. 

Lançado em todas as plataformas digitais no começo deste ano, "Os Menotti em Orlando" surgiu de uma viagem que a dupla sertaneja fez de motorhome. Os irmãos rodaram de Key West a Orlando, na Flórida, em quatro dias. “Foi uma maneira de homenagear a comunidade brasileira que vive lá”, conta César Menotti ao F5. O show, propriamente dito, foi realizado em um camping em Orlando.

Precursores do sertanejo universitário nos anos 2000, os irmãos buscam estar sintonizados com o que os jovens estão ouvindo e com as novas plataformas de música, especialmente na internet. “Um álbum que demorava três meses para chegar no Brasil todo agora é distribuído com um clique”, lembra Menotti.

A faixa "Astronauta de Mármore", releitura de "Starman", de David Bowie, foi adicionada ao canal oficial dos sertanejos há uma semana e já teve mais de 700 mil visualizações. Nesta toada de se reinventar, os irmãos trazem novos sons ao DVD. “Os Menotti em Orlando” conta, por exemplo, com uma faixa ao estilo reagatton: "Cheiro de Problema", que tem a participação da cantora paulistana Anny Petti. 

Regravar sucessos antigos e apresentá-los às novas gerações também está sempre no radar. "É importante mostrar para esse público a música de raiz. Ela é a base do sertanejo", diz o cantor. “Se você for a um show com muitos jovens na plateia, vai reparar que ‘Boate Azul’ e ‘Telefone Mudo’ fazem o mesmo sucesso de antes.”

Enquanto isso, novos rostos despontam, ano a ano, no segmento. Basta olhar o top 50 das músicas mais tocadas no Spotify hoje: a lista é liderada por nomes como Marília Mendonça (com "Todo Mundo vai Sofrer"), João Gustavo e Murilo (com "Lençol Quebrado"), Matheus e Kauan (com "Vou Ter que Superar") e Lauana Prado (com "Cobaia"). 

Mas engana-se quem pensa que Menotti encara como concorrência. "Toda vez que vejo uma dupla ou um cantor solo estourar um hit, vibro com isso. É mais um espaço que o sertanejo conquista."

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem