Música

Anitta lança álbum 'Kisses' e enaltece parceria com Caetano Veloso: 'Um dos primeiros a me ajudar'

Cantora falou sobre a parceria na música MPB que faz parte do novo álbum

Anitta apresentou nesta sexta-feira (5) seu primeiro álbum internacional, KISSES, na Casa Ipanema, no Rio de Janeiro
Anitta apresentou nesta sexta-feira (5) seu primeiro álbum internacional, Kisses, na Casa Ipanema, no Rio de Janeiro - Fabio Cordeiro/Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Das dez facetas de Anitta mostradas no álbum Kisses — lançado oficialmente no Rio, nesta sexta (5)— , a menina simples que canta ao lado de Caetano Veloso é a que mais representa a cantora atualmente. 

Ela falou sobre a parceria com ele na música "Você Mentiu", um MPB com melodia doce e suave. A letra conta a história de uma relação que não dá certo.

“Essa faixa é uma preciosidade, uma joia rara. Queria fazer uma coisa simples para o clipe porque esse é também um lado meu, sem muita vaidade. Estou sem maquiagem e com roupas do meu dia a dia."

Anitta ressaltou que tem uma relação de carinho com Caetano e que será eternamente grata ao cantor, que foi um dos primeiros artistas a lhe ajudar na carreira.

"Ele me colocou pra cantar com ele e com o Gilberto Gil nas Olimpíadas [em 2016]. Isso foi incrível para mim. Ele é ariano como eu, somos bem parecidos na forma de sentir e agir. Acabou virando uma coisa muito única. Amo muito ele. É uma composição minha com compositores que sempre gravaram comigo aqui no Brasil. A ideia era trazer a faceta da Larissa nesse clipe."

Álbum trilíngue

Com dez músicas e dez clipes, Kisses é um álbum trilíngue —em português, espanhol e inglês. Nele, Anitta apresenta as faixas “Atención”, “Banana”, “Onda Diferente”, “Sin Miedo”, “Poquito”, “Tu Y Yo”, “Get To Know Me”, “Rosa”, “Juego” e “Você Mentiu”. 

O álbum conta também com onze colaborações selecionadas a dedo pela cantora. São artistas de cinco países diferentes: Becky G, Ludmilla, Snoop Dogg, Papatinho, DJ Luian, Mambo Kingz, Swae Lee, Chris Marshall, Alesso, Prince Royce, além de Caetano Veloso. 

A poderosa afirma que geralmente seleciona as músicas que deseja incluir em um álbum para depois escolher seus parceiros: "Não gosto de pensar nos números que essa pessoa pode trazer para mim, para depois escrever algo que se encaixe."

Ela citou como exemplo a música “Tu Y Yo”, cujo clipe foi gravado em Búzios, no Rio. A faixa tem participação do jamaicano Chris Marshal, o compositor.

"Eu tentei várias pessoas para esse feat, mas quando ouvi a voz dele cantando, quis que ele gravasse o vocal oficial, mesmo não sendo cantor. Ele é jamaicano e tem um sotaque lindo”, conta.

A exceção ficou por conta de Onda Diferente, um feat com Ludmilla e Snoop Dog.

"O Snoop Dog assistiu minha série na Netflix e arrumou meu telefone. Ele me ligou do nada. Quase tive um ataque. Ele disse que queria gravar uma música comigo. A Ludmilla já tinha me mandado Onda Diferente. Então pedi pro Papatinho inserir uma parte de hip hop especialmente para o Snoop Dog cantar."

A logística necessária para a realização do projeto, segundo Anitta, foi um dos maiores desafios.

"Quanto a isso, eu rezava todos os dias. Comecei a gravar as músicas há quase um ano. As coisas que dependiam só de mim estavam prontas desde 2018, mas as outras demoraram. É dificil conciliar as agendas de todos."

Entre os perrengues que a equipe passou, Anitta citou um: o clipe de "Tu Y Yo", que seria gravado no México, acabou sendo filmado no Brasil, de última hora. 

"Estava tudo pronto para a gravação e um dia antes o hotel em que faríamos as cenas cancelou tudo. Quis morrer (risos). Corremos igual loucos com tudo. Aí fizemos em Búzios, uma loucura."

Iniciante outra vez

Apesar do sucesso estrondoso em solo brasileiro com 26 anos de idade, Anitta entende que sua carreira internacional está apenas no início. E foi justamente este o motivo do lançamento de Kisses.

"Estou começando agora minha carreira fora do Brasil (...) Sempre que a gente vai começar um trabalho lá fora eles perguntam do álbum, e até então eu só tinha álbum em português", disse. 

Com um currículo recheado de grandes feitos, Anitta diz que já está 100% realizada na carreira.

"Não falta nada para eu realizar. Tudo o que sonhei para a minha vida, eu fiz. Agora eu trabalho por prazer, por gostar de desafios, por querer coisas novas."

Furacão Anitta

Escrita pelo jornalista Léo Dias, a biografia da poderosa, Furacão Anitta, tem dado o que falar. 

A cantora ressaltou que "não tem nada a ver" com o livro, mas que não o proibiu e nem foi contra.

Ela, no entanto, revelou uma desavença que teve com Dias: 

"Teve um momento que a gente se desentendeu porque ele começou a postar muita coisa que estava prejudicando meu trabalho. E ele me explicou que era por causa das drogas. Fiz um acordo com ele: não proibiria ninguém ao meu redor de dar entrevista para ele, contanto que ele fosse para uma clínica de tratamento. E ele foi."

Sobre uma possível aposentadoria aos 30 anos, referida no livro, Anitta disse que gostaria de parar de performar cedo. 

"Não gosto de fazer nada meia boca, e para fazer bem feito cansa muito. Não sei por mais quantos anos terei disposição. Mas o meu trabalho como empresária, diretora criativa e compositora continuam."

E emendou: "Ficar no olho do furacão cansa e tem que ter muita paciência."

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem