Games

Novidade da Nintendo, 'Super Mario Odyssey' é sucesso entre a crítica especializada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Há poucos mais de um mês, a Nintendo avisou que o Mario, seu personagem mais famoso, deixou de ser um encanador para se dedicar a novas aventuras em novos mundos. Isso porque nesta sexta (27) a franquia ganha seu mais novo e aguardado jogo, o "Super Mario Odyssey" - que já é um sucesso entre a crítica especializada.

A cerca de 24 horas do lançamento oficial do jogo, a internet tem sido tomada por avaliações positivas à novidade da Nintendo. Para Ryan McCaffrey, do site americano IGN, "Odyssey" é "outra brilhante redefinição dos jogos de plataforma, que o próprio Mario ajudou a popularizar há 30 anos".

"Odyssey evoca, honra e às vezes é diretamente inspirado pelos jogos que vieram antes dele", escreveu McCaffrey. "Mas também tem novidades, como fundir o clássico estilo 2D com o mundo 3D e usar uma mecânica de posseção de personagens para constantemente variar as habilidades do Mario".

No "Super Mario Odyssey", o chapéu do protagonista é como um supercoringa que poder ser usado pra tudo, desde controlar a ação de outros personagens e elementos até simular uma plataforma de salto. Com isso, o Mario e, portanto, quem está jogando, pode assumir praticamente qualquer forma.

Dentro dos vários "mundos" do jogo, ainda é possível brincar em mini-desafios 2D, como no Super Mario Bros (em que o jogo desliza para um lado enquanto o personagem caminha para o outro).

"É uma explosão selvagem de criatividade. Num minuto você está dirigindo um tanque pela rua de uma cidade chuvosa. No próximo, você está vestido de palhaço guiando ovelhas no deserto", descreveu Andrew Webster, do The Verge. "O jogo pode ir ficando cada vez mais estranho, mas jogar continua sendo um prazer constante.

A narrativa do lançamento continua a mesma dos seus antecessores. Peach, a princesa, está presa pelo malvado Bowser, que pretende se casar com ela - a não ser que Mario a liberte a tempo. Mas em "Odyssey", o objetivo final se tornou apenas um detalhe.

"O jogo é estruturado mais como umas férias de volta ao mundo do que como uma missão de resgate", conta Webster. "Quando você aterrissa num novo mundo, recebe um mapa completo com marcos principais e fatos sobre a cultura local. Você é encorajado a explorar cada nova área, que tem sua própria moeda. Com elas, você compra lembrancinhas e uma variedade inacreditável de roupas para o Mário."

Outros sites avaliaram o jogo tão bem a ponto de recomendar a compra do Switch, novo console da Nintendo, apenas por conta do jogo. "Se você tem o Switch, compre esse jogo. Se não tem ainda, compre um e depois compre esse jogo", disse o site ArsTechnica.

Nesta quinta, os fãs da Nintendo no Twitter comemoraram ao ler críticas como as do IGN e do The Verge. Diversos outros sites especializados seguiram a mesma linha, avaliando o jogo com nota máxima.

"Super Mario Odyssey está se provando o melhor jogo do Mario de todos os tempos", disse um perfil especializado em notícias da Nintendo.


O lançamento mundial de "Super Mario Odyssey", disponível apenas para Nintendo Switch, só acontece nesta sexta (27). Mas já é possível assistir aos primeiros 20 minutos do jogo. Confira:


Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias