Factoides

HUMOR: Contra a favelização da política brasileira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Brasil precisa de um upgrade urgente. Entra semana, sai semana, as notícias são sempre as mesmas. Spray de pimenta na cara do professor, criança no crime, obras atrasadas.

Cadê a criatividade? Vamos pensar fora da caixinha, trazer soluções diferentes! Chega de resolver as coisas em sessões de voto secreto.

Abaixo a essa história de Câmara dos Vereadores sem direito a público! A gente quer ver os professores do Rio encurralando o Eduardo Paes no programa matinal do João Kléber? Aí sim. É o "Mal Estar" concorrendo com o "Bem-Estar", fica mais interessante. Atenção para a legenda do "Você na TV":

"Professor em começo de carreira vai revelar um segredo chocante para o prefeito".

Câmera em close na cara de fuinha do prefeito. A voz do professor anuncia:

"Eu vou educar os seus netos!"

O Prefeito se dá conta da besteira que vem fazendo e João Kléber grita:


Aliás, essa nova geração de políticos está passando da conta. Não contentes em favelizar as cidades, já estão favelizando até a corrupção. A cada dia que passa, as negociatas estão mais mal construídas, cheias de puxadinhos.

É a corrupção construída na encosta: "encosta aqui que eu molho a tua mão". Se bobear, até a concunhada da tia do vizinho recebe um por fora para manter o bico calado. Pois é só vir a primeira chuva mais forte de denúncias e lá se vai a mamata ladeira abaixo.

O desgosto das velhas gerações de Malufs e Sarneys não deve ser pequeno. Essa garotada é pega em escutas telefônicas! Os políticos da era Snowden caindo em uma coisa da era Nixon! Que ano é hoje, 1972?

Se é pra ser retrô, pelo menos sejam criativos. Nada de celular para se comunicar com aquele seu camarada que está na prisão. Se inspire nos índios apache do "Pica-Pau", ensine a quadrilha a emitir sinais de fumaça! Até porque, com o fogo, eles ainda podem queimar uma carne na laje do presídio. E convidar os policiais para comer um pão de alho, botar o assunto em dia. É comunicação + alimentação num combo só.

Outra dica vintage é usar pombos-correio. Com um pouco de treinamento, eles podem enviar mensagens aos seus aliados e ainda cagar na cabeça de seus adversários, tudo numa única viagem! Sem contar que o combustível do pombo-correio é farelo de milho. Meio de transporte com emissão de carbono zero. Eco corrupção, isso sim coloca o político na vanguarda, vira case do "Cidades e Soluções".

A política de má qualidade tem todo um nicho que ainda não foi explorado. "Couching" para corruptos, MBA de fraude orçamentária. Rende pauta para o "Pequenas Empresas, Grandes Negócios" e ainda gera emprego. Ano que vem é eleição, a politicalhada precisa acordar! Imagina os slogans que isso rende?

"Se antes de eleito eu já estou fazendo, imagina depois?"

Crédito: Roberto Jayme - 15.mar.1990/Folhapress Imagina depois?
Imagina depois?

Agora, a melhor mudança de todas é a do e-leitor. Imagina se cada um se concentrar na força do voto.? Estimular amigos, vizinhos, a manicure no salão a pesquisar informações sobre candidatos, ver que política não é um bicho de sete cabeças. Ouvindo e escutando sem ofensas.

Aí sim, o efeito dominó é imprevisível. "Urgentileza" gera "urgentileza".


DIEGO REBOUÇAS, 30, é roteirista e jornalista. Escreveu "Travessia", publicado pela Livros Ilimitados, e também revende Jequiti, Avon e Natura no Facebook

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias