Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Estilo
Descrição de chapéu The New York Times

Você está pronto para a volta do vestido por cima da calça jeans?

Katie Holmes reacendeu debate em curso sobre o ressurgimento da moda da virada do milênio

Katie Holmes, Anne Hathaway e Lizzo - AFP/Instagram
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Anna Grace Lee
The New York Times

Para algumas pessoas, o início dos anos 2000 foi um momento de sonho febril no mundo da moda. Os agasalhos de ginástica Juicy Couture. Pulseiras elásticas nas cores do arco-íris em cada pulso. Camisetas gráficas, coletes, golas em V e cachecóis finos. Chapéus usados sem a intenção de ironizar. Denim em dose dupla (ou tudo em denim, como Britney Spears e Justin Timberlake). A lista continua.

Mas para aqueles que já tinham idade suficiente para refletir, durante aqueles anos, o retorno de algumas dessas tendências pode provocar fortes reações, como se fosse uma visita perturbadora dos fantasmas do passado. Agora, graças a Katie Holmes, temos uma nova e empolgante inscrição no debate em curso sobre o ressurgimento da moda da virada do milênio: o vestido sobreposto à calças jeans.

Recentemente, Holmes, 43, assistiu ao show iHeartRadio Jingle Ball, em Nova York, e caminhou pelo tapete vermelho com um top sem alças Tove, azul profundo (que algumas pessoas definiram como minivestido), jeans frouxos de corte reto e tênis Margiela. No show, em que Dua Lipa, Lizzo, os Backstreet Boys, Demi Lovato, Kid Laroi e outros artistas se apresentaram, Holmes subiu ao palco para apresentar o músico Charlie Puth. Ela já havia participado do Jingle Ball outras vezes, por exemplo em 2017, quando anunciou junto à filha, Suri Cruise, a apresentação de Taylor Swift.

Nós aprendemos a nos despedir de tendências, a deixar na gaveta nossas calças "cargo" e camisetas curtas enfeitadas com glitter –mas, em alguns casos, somos forçados a ver essas mesmas tendências voltando com toda força. Como previsto no início deste ano, as calças de cintura baixa retornaram em grande estilo, acompanhadas por derivações limítrofes como o look do jeans propositalmente desabotoado.

Alguns membros da geração Z abraçam o caos dos looks mais ousados do começo da década de 2000, incluem em seu estilo pessoal referências aos anos 2000 e até operam contas de TikTok sobre a moda milênio. Os personagens de 20 e poucos anos em alguns filmes e programas de televisão populares deste ano —como Portia em "White Lotus", da HBO— usam peças "vintage" da década de 1990 e início dos anos 2000.

Fotos do look que Holmes usou no tapete vermelho circularam pelas mídias sociais durante o fim de semana, dando início a uma discussão sobre suas roupas e o uso de vestidos sobrepostos a jeans, no passado. Pessoas postaram fotos de celebridades que adotaram looks parecidos anos atrás, como Anne Hathaway, na estreia de "Uma Garota Encantada", em 2004, Miley Cyrus, no Teen Choice Awards de 2006, e Ashley Tisdale, durante os anos em que estrelou sucessos como "High School Musical" e "The Suite Life of Zack and Cody".

Brie Welch, estilista pessoal de Katie Holmes, trabalhou com a atriz em seu look para o "Jingle Ball". De acordo com Welch, a escolha foi uma combinação de seu estilo e do gosto pessoal e praticidade de Holmes.

"Decidimos que a cor forte e o sutil efeito bustiê que detalha o top eram elegantes e que seria divertido emparelhá-los com um jeans, criando uma sensação mais jovem para o Jingle Ball e para o ambiente de lá", escreveu Welch em um email (um representante de Holmes não respondeu aos pedidos de comentários).

Inicialmente, algumas pessoas online presumiram que as fotos de Holmes no tapete vermelho fossem imagens de 20 anos atrás, quando seu papel central como Joey Potter em "Dawson's Creek" fez dela um ícone, no final da década de 1990 e começo dos anos 2000. A atriz ganhou fama no mundo inteiro como um exemplo perfeito da garota da casa ao lado, e a personagem continua a ecoar junto aos fãs ainda hoje —inclusive no TikTok, onde vídeos e "fan-cams" registram mais de 99 milhões de visualizações no tag #JoeyPotter.

Alguns espectadores curtiram o look, e outros se opuseram ferozmente à ideia de trazer de volta o visual do vestido sobre jeans. Um usuário do Twitter escreveu que "é isso que o ano 2000 realmente era, mas vocês não estão preparados para essa conversa", e recebeu mais de 177 mil "likes".

Esta não é a primeira vez que a combinação entre um vestido mais ou menos elegante e calças jeans atraiu atenção. Nos últimos anos, publicações como Vogue e InStyle escreveram sobre a tendência, discutindo formas de torná-la chique e moderna.

Quanto aos tênis, eles pareciam apropriados para a ocasião, disse Welch. "Naquele dia (e porque Katie tem seu próprio estilo natural, que merece ser apreciado aqui), ela disse que queria usar tênis, porque era um show e obviamente haveria muita dança ao som de Dua Lipa (e nada é mais confortável!)", acrescentou a estilista.

Quer Holmes pretendesse fazer referência aos seus dias como Joey Potter, quer ela simplesmente quisesse usar calçados apropriados para um show, Welch acrescentou que a atriz é "mais do que capaz de parecer cool usando uma tendência não intencional 20 anos depois".

Tradução de Paulo Migliacci

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem