Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Estilo
Descrição de chapéu The New York Times Beleza

Maquiagem preta e com delineados gráficos nos olhos volta a ser tendência

Look ousado não foi criado para ressaltar ou para ser bonita

Maquiagem preta nos olhos volta a ser tendência Pexels por Pixabay

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Kristen Bateman
The New York Times

O look causou sensações nos desfiles de alta-costura de Paris, quando Julia Fox entrou para o desfile da grife Schiaparelli com um cigarro eletrônico nas mãos, um vestido de couro, carregando uma bolsa com cadeado dourado, e trazendo nos olhos uma maquiagem preta que cobria suas pálpebras inteiras.

E lá estava a mesma maquiagem uma vez mais, no desfile da Chanel, cujos maquiadores pintaram círculos pretos borrados em torno dos olhos de algumas modelos, um look aparentemente inspirado pela arte de vanguarda da década de 1920.

E de novo, de novo e de novo, no TikTok, onde nos últimos meses muita gente da Geração Z vem experimentando usar maquiagem preta de linhas grossas, aparentemente inspirada por imagens do Tumblr da metade da década de 2000.

Na nova temporada da série "Euphoria", igualmente, a maquiagem deixou de lado o brilho e passou ao escuro, com muito delineador preto. Basta observar os olhos de gato reversos de Maddy, ou o delineador escuro que Jules usa no canto dos olhos.

A maquiagem escura para os olhos está de volta. E com exagero, meio gótica e muito forte. É o tipo de maquiagem que gera conversa, cria fãs online, leva pessoas a recriar os looks, e provoca algumas reações intensas, como aconteceu com o look de Fox.

"Quando cheguei aos bastidores do desfile de Schiaparelli, estava para começar a maquiagem de uma modelo quando Pat McGrath me mandou empacotar minhas coisas e correr ao camarim de Fox", disse Daniel Kolaric, o maquiador responsável pelo look de Fox.

Enquanto empacotava suas coisas, ele e McGrath, uma das mestras da maquiagem britânica, discutiram a visão dela para um design ousado, bonito e gráfico de maquiagem para os olhos. Ela já tinha visto o vestido de Fox, e desenhado diversos looks, entre os quais um que envolvia linhas gráficas, um look desconstruído, e a maquiagem ousada e gráfica que Fox terminou por escolher.

Ainda que circulassem boatos de que foi Kanye West que dirigiu a sessão de maquiagem, Kolaric se inspirou diretamente em McGrath e nos arquivos dela.

"Se você olhar o arquivo de Pat, verá diversas variações da ideia em ensaios fotográficos e desfiles que ela fez", ele disse, mencionando a maquiagem gráfica de olhos que McGrath concebeu para o desfile da Comme des Garçons no outono de 1997 e os olhos pretos desconstruídos que ela concebeu para a coleção de John Galliano para a Dior no outono de 1999, quando o estilista homenageou "The Matrix". Kolaric disse que "Pat também desenhou olhos pretos gráficos maravilhosos para Yohji Yamamoto na década de 2000".

Parte da atração dessa forma de maquiagem é o clima que ela cria, o tom editorial que ela estabelece. "Amo o fato de que ela não foi criada para ressaltar ou para ser bonita, como a maioria das maquiagens que vemos na mídia convencional", disse Aoife Cullen, maquiadora que muitas vezes experimenta maquiagens audaciosas para os olhos no TikTok, e que recriou o look de Fox.

"É refrescante ver uma mulher na mídia desafiando as normas e padrões de beleza que ela tem de satisfazer", disse Cullen. Para outros, o atrativo do look é sua ousadia inerente. "Parece muito sexy, ousado, arriscado", disse Mia Anjelica, que também recriou o look na mídia social.

"Amo o senso de poder que você ganha ao simplesmente olhar para Julia. Sim, a maquiagem é ousada, preta, ocupa quase toda a pálpebra, mas o escuro dos olhos faz com que queiramos olhar para eles. O que para mim significa poder. No final de minha sessão de maquiagem, eu me sentia dominante, gostosa, e até com um tantinho de super-heroína".

O segredo do look está todo na aplicação. Kolaric enfatizou que é importante começar pelo corretivo em torno do olho e na pálpebra, e em seguida desenhar a forma gráfica desejada em torno do olho com um lápis, como o Pat McGrath Labs Perma Precision Liquid Eyeliner que ele usou.

"Nos bastidores, sempre começamos o look pelo lápis delineador", ele disse. "O que é ótimo em começar assim é que se pode desenhar a linha básica e corrigi-la antes de preencher. Isso ajuda a criar um olho gráfico perfeito, sem emendas".

Depois, use um pincel chato para aplicar sombra preta dentro da forma gráfica que você desenhou, e a estenda para fora na direção do osso da fronte. Use um pincel de detalhe para definir a linha dos cílios inferiores com a mesma sombra preta. Por fim, acentue os limites da forma gráfica preta com o delineador mais escuro que você tiver, e revista seus cílios com rímel.

Se você quer uma versão mais suave ou não estiver pronto para o look radical, Sabrina Rinaldi, maquiadora da Byredo, sugere uma versão atenuada do delineador preto, ou escolher marrom em vez de preto, o que cria um look mais suave e mais usável. "Pode-se criar uma versão mais discreta do look contornando os olhos com delineador", disse Rinaldi.

Outra maneira de conseguir o efeito de um olho escuro e bem demarcado é usar um bastão de sombra ou um delineador maior como produto solo, que foi o que Cullen fez. "Usei o delineador Kali Kali Kajal da Byredo, que é um delineador em bastão, grosso", ela disse. "É um dos meus produtos favoritos para criar esses looks dramáticos, densos, que eu tanto amo".

"Comecei delineando a forma do look e depois preenchi com o lápis", ela disse sobre sua recriação da maquiagem de Fox no TikTok. "Depois manipulei o contorno com um chumaço de algodão para criar uma forma mais parecida com a do original".

Porque a maquiagem preta pode borrar, Cullen sugere aplicar duas ou três camadas de pó translúcido sobre ela. "A chave é não ter medo e ir fundo", ela disse. "Não é problema errar, porque isso reforça o look, em minha opinião, e é a melhor maneira de aprender, crescer e encarar com mais conforto looks que não buscam a beleza".

Para criar um look bem definido, é possível usar corretivo no final para definir melhor as linhas. Aplique com um pincel chato, sobre as linhas pretas, e misture. Ou seja, aplique o delineador com toda confiança, e abrace o preto.

Traduzido originalmente do inglês por Paulo Migliacci

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem