Estilo

Modelo mexicana sem braços busca coroa de rainha da beleza

Ana Gabriela Molina compete em etapa estadual do Miss México para o Miss Mundo

A mexicana Ana Gabriela Molina, 24, candidata do Miss Veracruz
A mexicana Ana Gabriela Molina, 24, candidata do Miss Veracruz - Reprodução/Facebook
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tamara Corro
Coatzacoalcos (México)

Desafiando estereótipos, uma modelo mexicana sem braços está se preparando arduamente para competir em um concurso estadual de beleza e servir de exemplo para outras pessoas que enfrentam os obstáculos de viver com deficiência.

Todos os dias, Ana Gabriela Molina acorda muito cedo e vai ao cabeleireiro para fazer maquiagem e penteado. Em seguida, a graduada em psicologia assiste a aulas de modelagem e música —parte de seu treinamento integral, que também inclui exercícios físicos.

“Vou passar pelas mesmas provas que todas (as competidoras)... por isso estou me preparando em todos os âmbitos”, disse a jovem de 24 anos, que nasceu sem os membros superiores.

Sua deficiência não a impede de realizar atividades comuns para a maioria das pessoas. Ela come sozinha, mexe no celular com destreza e escreve com os pés, perfeitamente arrumados e com as unhas pintadas.

“Eu me sinto como qualquer outra pessoa normal, porque vivi minha vida assim. Então, para mim minha deficiência não é um limite, ao contrário”, explicou Molina, que ministra palestras sobre superação pessoal, além de ocasionalmente trabalhar como manequim vivo em uma loja de roupas.

Gaby, como é carinhosamente chamada, disse que o processo de adaptação à sua condição foi difícil, e que muitas vezes se questionou o porquê de ter de viver dessa forma.

“Mas sim, é possível. Consegui superar tudo que ocorreu comigo em toda minha vida, e assim continuo”, acrescentou a futura candidata a miss —que, se vencer o certame em março, pode se classificar para a disputa do Miss México. (Por Ana Isabel Martínez)

Reuters
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem