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Cintilância, veganismo e prebióticos são tendências de beleza para 2020

Especialistas apontam produtos para pele e cabelo que devem chegar às massas

Cintilância: makes com brilho são tendência para 2020
Cintilância: makes com brilho são tendência para 2020 - Instagram/alexademie
Beatriz Vilanova
São Paulo

Enquanto entramos no último trimestre do ano, o mercado de beleza se aquece com as novidades que estão por vir: 2020 promete muito sabor, brilho e produtos cada vez mais naturais e éticos. Pelo menos é o que apontam os especialistas da Beauty Streams, empresa que atua como fonte de tendências de beleza.

Com um time de mais de 200 colaboradores, eles analisam anualmente o mercado e a sociedade para definir as novidades das temporadas. Para eles, o próximo ano será marcado, especialmente, pelos produtos naturais, que provocam o efeito de leveza nas peles. Produtos sem pigmentos sintéticos ou inteiramente veganos estarão em alta, garantem eles.

A maquiadora Gisele Santos concorda que os produtos leves e a pele natural estarão em alta. Mas isso não significa que as maquiagens com cores serão abandonadas. Pelo contrário. Olhos bastante marcados, com cores néon, brilho e cílios postiços volumosos –como as makes mostradas na série “Euphoria” (HBO), que acabou caindo no gosto dos espectadores aficionados por maquiagem, voltam com força em 2020. 

Confira algumas das principais tendências de beleza para 2020

Séruns

Os séruns são líquidos fluidos, de ação suave e rápida absorção, com ação hidratante, clareadora, e anti-idade, que promovem luminosidade à pele. Eles existem para tratamentos faciais, para o corpo e até para o cabelo, e caíram no gosto das celebridades neste ano. 

“Produtos que ajudam a limpeza da pele estão cada vez mais em alta. Eles tendem a deixar a pele com aspecto mais saudável e ajudam no verão, quando não podemos usar tanta maquiagem e tentamos deixar o rosto com o aspecto mais natural possível”, diz Gisele Santos.

A empresa Ruby Rose é uma das que aproveita o momento para lançar seu próprio sérum, dentro de uma linha de produtos feitos com argila rosa.

Pigmentos naturais

Uma característica cada vez mais presente no mercado da beleza são os produtos livres de pigmentos sintético. A proposta já é amplamente aplicada nos produtos da Desinchá Beauty, uma das pioneiras na inovação, que tem bases, máscaras de cílios, iluminadores e batons com pigmentação natural.

“As pessoas estão cada vez mais tendo essa conscientização; as marcas novas e antigas estão evoluindo muito, não só pela concorrência, mas para terem a tecnologia que o consumidor busca”, diz a maquiadora.

​Ingredientes e produtos “food-inspired"

As substâncias industrializadas, comercializadas a poucos reais, dão espaço para ingredientes naturais trabalhados em cima de sabores marcantes, como os provenientes do cacau, chocolate e frutas. A intenção é despertar os sentidos de quem os utiliza.

Além dos esfoliantes e hidratantes, a tendência se espalha para os salões de beleza, em tinturas de cabelo e até ceras depilatórias –no cardápio da marca Depil Bella, há até cera de chocolate amargo. A Ruby Rose também lança a linha Ruby Skin, com 12 máscaras faciais feitas de extratos naturais, como acerola, romã, aloe vera, limão com carvão, cacau com menta ou blueberry com bananas.

“Tem gente que não gosta por ter alguma alergia ou ficar enjoada, então é sempre bom pesquisar antes. Mas muita gente gosta bastante desses sabores, e pode aproveitar que os brilhos labiais com cheirinhos de morango estão voltando com tudo”, diz Gisele Santos.

Cuidados prebióticos

Os prebióticos, também chamados de "bactérias boas", são a "beleza que construímos de dentro", que ajudam a fortalecer as defesas da pele, segundo aponta a Beauty Streams. Pesquisas mostram que os microbiomas desempenham um papel fundamental na saúde da pele, desenvolvendo o equilíbrio, a força e beneficiando até o sistema imunológico. Adiantada na tendência, a empresa brasileira Árago Dermocosméticos conta com uma linha inteira de se skincare com produtos prebióticos, com loções, sabonetes e esfoliantes.

Fórmulas veganas para os cabelos

Maquiagens e produtos para o corpo veganos já não são novidade e só vêm crescendo no mercado de beleza. Agora, passam a integrar essa onda os produtos veganos para cabelos, que devem chegar à maioria das lojas nos próximos meses. Segundo o levantamento da Beauty Streams, os consumidores estão cada vez mais conscientes na hora da compra de produtos, analisando ingredientes e avaliando-os para ter um estilo de vida mais saudável e ético.

“O interesse por produtos veganos está sem dúvidas crescendo, e os preços têm ficado cada vez mais acessíveis”, garante Silva. Exemplos disso são os produtos da Oh My! Cosmetics, que também são Low Poo (com pouco sulfato e petrolatos), e os da Salon Line, que já comercializa há algum tempo linhas completamente veganas. 

​Skincare eletrônico

Em 2019, os massageadores faciais da marca Foreo aproveitaram o crescente interesse por cuidados com a pele e abriram um nicho de uso de eletrônicos para o skincare. A atriz Juliana Paes, que usa aparelhos da marca diariamente, diz que é uma forma “funcional e divertida” de se cuidar. “Ele tem um cardápio de massagens, que podem ser voltadas para os olhos, lábios ou rosto inteiro”, diz ela sobre o aparelho Luna 3 da marca.

“Ele é totalmente personalizável pelo aplicativo de cada pessoa: dá para definir o tempo de ação e a intensidade. E relaxa toda a musculatura”, diz Marina Alcântara, treinadora de Foreo. A maquiadora Gisele diz que percebe uma procura crescente por esse tipo de produto, “mesmo às vezes eles sendo um pouco mais caros."

Néon e olhos marcados

As cores néon, fortes desde o último verão, continuam tendência no próximo ano. “As sombras coloridas estarão em alta, lembrando os anos 1980. Até em formatura poderão ser usadas”, diz Silva. Segundo a maquiadora, as cores ajudam a criar olhos bastante marcados, outra tendência de 2020.

"Quem gosta vai adorar, porque pode esfumar bastante com lápis preto, ou criar um degradê com as sombras coloridas. Os tons rosados estarão aí para quem é mais discreto e não gosta de tanta cor. E, claro, os cílios postiços estarão cada vez maiores e mais volumosos."

Cintilância

O brilho nas maquiagens, especialmente na região dos olhos e lábios, foi uma das heranças da série "Euphoria" (HBO) e já caíram no gosto de brasileiras famosas, como Bruna Marquezine, Maísa Silva e Marina Ruy Barbosa. Gisele Santos garante que a tendência ganha ainda mais força em 2020, e não só para ocasiões especiais ou eventos refinados.

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