Diversão
Descrição de chapéu Agora

Parque no Rio Grande do Sul une o gosto da cerveja ao universo do teatro de forma lúdica

Visitante acompanha todas as etapas de produção da bebida

Parque Fabulosa Fábrica de Cerveja tem peça que mostra os processos de fabricação da bebida
Parque Fabulosa Fábrica de Cerveja tem peça que mostra os processos de fabricação da bebida - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Cerveja não é só para beber, tem que sentir com os diferentes sentidos. Assim os empresários Guilherme e Mirna Dreher, donos da cervejaria Gram Bier, montaram a Fabulosa Fábrica de Cerveja, parque que une uma das bebidas mais populares do mundo ao universo lúdico das histórias em teatro. O espaço fica em Gramado, cidade na serra gaúcha a cerca de 100 km de Porto Alegre (RS).

“Desde que montamos a cervejaria, em 2014, percebemos que as pessoas não se contentam mais em experimentar a cerveja apenas. Elas querem conhecer o processo. Como Gramado é um polo de inovação, resolvemos fazer algo diferente”, conta Guilherme Dreher.

A peça é a “A Fabulosa Fábrica de Cerveja e a Receita que Viajou no Tempo”. Nela, o cervejeiro Sr. Mosteiro percebe que as cervejarias perderam as suas identidades. Com a ajuda de Lupulina e de Cevadinha, ele decide então fazer uma receita excelente, que pudesse se perpetuar ao longo do tempo.

Enquanto o espetáculo é contado, o público, que é formado por um grupo de até 40 pessoas, conhece os principais passos para a fabricação da cerveja. A plateia não fica parada, e acompanha os personagens pelos cenários da peça.

“Um dos principais espantos que os visitantes costumam ter é como o álcool vai parar na cerveja. A maioria acha que o álcool é colocado direto na mistura, mas ele surge por um processo químico”, diz Guilherme Dreher.

Além de ajudar a fazer a cerveja, no final, o público é convidado para uma degustação. Há também uma loja, onde é possível comprar cervejas e produtos relacionados ao espetáculo. A Gram Bier tem, ainda, um outro programa de visitação, mais técnica e sem peça. Neste passeio, o público aprende sobre todo o processo de fabricação da cerveja até chegar ao copo do consumidor, desde os insumos até o maquinário utilizados na sua elaboração.

A fábrica explora o mercado de cerveja artesanal, que vem ganhando força no Brasil. “Há um trabalho forte de educação do consumidor. Quando começamos, há quatro anos, essa área estava engatinhando. Hoje, já representa cerca de 3% do setor”, explica Guilherme. “Há bares e restaurantes que servem exclusivamente cervejas artesanais."

A cervejaria monta pacotes especiais para grupos a partir de dez pessoas que queiram assistir ao espetáculo “Fabulosa Fábrica de Cerveja”. Para assistir à peça, o visitante deve fazer reserva pelos telefones (54) 3286-2890 e (54) 99940-2890.

A Fabulosa Fábrica de Cerveja e a Receita que Viajou no Tempo

  • Quando De qua. a seg., às 14h, às 15h, às 16h e às 17h
  • Onde Gram Bier (r. São Marcos, 555, Carniel, Gramado)
  • Preço R$ 69
  • Classificação Livre
  • Tel. (54) 3286-2890
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem