Diversão

Em volta de uma mesa, Samba da Vela canta seus clássicos em show na zona sul de São Paulo

Grupo se apresenta em show no Sesc Vila Mariana neste domingo

O sambista e compositor Chapinha levanta os braços e o pandeiro no Samba da Vela, grupo que se apresenta em volta de uma mesa enquanto uma vela queima
Compositor Chapinha é o único dos fundadores do Samba da Vela que ainda se apresenta com o grupo - Nego Junior/Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Fernando Silva
São Paulo

O Samba da Vela transporta toda a sua animação ao Sesc Vila Mariana, na zona sul de São Paulo, neste domingo (23). Enquanto uma vela queima, o grupo se apresenta ao redor de uma mesa, sempre à vontade, como se estivesse em casa.

O conceito surgiu há 18 anos, para tentar delimitar o tempo em que fariam o som. “Eu pensei em um despertador, mas o Paquera [um dos fundadores, morto em 2014] teve a ideia de colocar uma vela”, relembra Chapinha, 60, único idealizador ainda se apresentando com o grupo.

Nestes moldes, com 12 músicos, é interpretada parte dos cerca de 1.500 sambas compostos por quem já frequentou os encontros realizados pela comunidade com sede em Santo Amaro (na zona sul da cidade).

“Canto da Bisa”, de Paquera, costuma ser presença garantida nos shows. “Não toca em rádio nenhuma, mas está em todas as rodas de samba de São Paulo”, diz Chapinha. “Aqui o Silêncio É uma Prece”, do próprio Chapinha, também faz sucesso.

Outro clássico é "Caminho de Lua Cheia", dos irmãos Magnu Sousá e Maurilio de Oliveira, membros fundadores da roda, que eram do grupo Quinteto em Branco em Preto e atualmente têm o projeto Os Prettos.

Na apresentação deste domingo, haverá a participação especial de Vó Suzana. “Ela tem 80 anos e foi revelada no Samba da Vela, em 2005. Agora, grava o primeiro disco da carreira.”

Samba da Vela

  • Quando Domingo (23), às 15h
  • Onde Sesc Vila Mariana (r. Pelotas, 141, Vila Mariana)
  • Preço Grátis
  • Classificação Livre
  • Tel. (11) 5080-3000
Agora
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias