Diversão

Exposição em São Paulo destaca o uso das cores nas obras de Lasar Segall

Artista lituano famoso no Brasil ganha mostra no Sesc 24 de Maio

Segurando com as duas mãos uma folha de rascunho, o artista Lasar Segall observa uma de suas obras, em seu ateliê
Retrato de Lasar Segall faz parte de exposição no Sesc 24 de Maio em SP - Divulgação
Descrição de chapéu Agora
Fernando Silva
São Paulo

Lasar Segall (1889-1957) nasceu no território onde hoje fica a Lituânia, mas se celebrizou mesmo no Brasil. Quando se mudou para o país, logo foi acolhido pelos modernistas e virou um dos responsáveis pelas imagens características do movimento, de traços fortes e muitos tons.

As cores de suas obras, aliás, são o tema da exposição que vai até março de 2019 no Sesc 24 de Maio, na região central de São Paulo. Para a curadora da mostra, a crítica e historiadora da arte Maria Alice Milliet, o que mais chama a atenção é a liberdade que Segall tinha na escolha da cor.

“Não há o compromisso com uma representação naturalista. A cor se torna um meio de expressão pessoal, subjetiva dele.”

São quatro os segmentos para mostrar a variação das pigmentações que Segall usou durante sua trajetória: "Angústia: A Cor da Emoção", "Sob o Signo dos Trópicos: A Paleta Nacional", "Compaixão: A Não Cor" e "Introspecção: A 'Cor Segall'". ​

Em cada um deles, Maria Alice Milliet incluiu ainda uma obra de algum artista brasileiro que dialogava com a respectiva fase de Lasar Segall. Na coleção montada para a exposição, há 87 pinturas, seis desenhos, fotografias e documentos do artista, que fugiu de uma Alemanha em crise nos anos 1920.

“A obra de Segall é atual por abordar o sofrimento das vítimas de guerra, o drama dos refugiados e as minorias perseguidas por intolerância”, diz a curadora. 

Entre as obras que retratam essa preocupação do lituano, Maria Alice destaca "Pogrom" e "Os Emigrantes", além dos desenhos do álbum "Visões de Guerra". 

Lasar Segall: Ensaio sobre a Cor

  • Quando Terças a sábados, das 9h às 21h; domingos e feriados, das 9h às 18h (até 5 de março de 2019)
  • Onde Sesc 24 de Maio (r. Vinte e Quatro de Maio, 109, República)
  • Preço Grátis
  • Classificação Livre
  • Tel. (11) 3350-6300
Agora
Final do conteúdo

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias