Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Tony Goes
Descrição de chapéu Copa do Mundo 2022

Com derrota do Brasil na Copa, como fica a imagem de Neymar daqui pra frente?

Atacante marca e é descancelado, mas será o suficiente para sua reabilitação?

Neymar chora após a derrota do Brasil para a Croácia - Jewel Samad/AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tivemos dois dias sem nenhum jogo da Copa do Mundo, e a crise de abstinência bateu forte em muita gente. As redes sociais se encheram de reclamações: "como assim?", "sem jogo eu não sou ninguém", "não vou sobreviver".

E, aí, bastou uma única partida para lembrarmos que a Copa também pode ser um sofrimento indizível. Os 90 minutos regulamentares de Brasil x Croácia foram uma tortura, que terminou no abominável 0 a 0.

Os internautas, sempre tão buliçosos, ficaram estranhamente quietos. O único meme digno de nota que surgiu antes da prorrogação exaltava a semelhança entre o juiz britânico Michael Oliver, que deixou passar várias faltas contra o Brasil, e o presidente Jair Bolsonaro. Dois inimigos da nação, diziam algumas legendas.

A perspectiva de uma prorrogação sem gols e a partida decidida nos pênaltis apavorou o coração dos brasileiros. Aí Neymar marcou no finalzinho do primeiro tempo complementar, e o país voltou a sorrir. "Pode sonegar, menino Ney", brincou a internet.

É realmente impressionante a reabilitação instantânea do craque do PSG, que passa por um momento delicado em termos de imagem. Meio Brasil parece ter perdido a paciência com seu baixo rendimento em campo, seus falsos chiliques, seu apoio ao governo que ora finda. Mas um gol espetacular e potencialmente salvador o alçou novamente ao panteão dos heróis pátrios.

O gol demorou tanto que ninguém se lembrou de fazer dancinha. A comemoração foi a mais tradicional possível, com pulos e abraços. Pelo menos, Neymar se esqueceu novamente de dedicar o gol a Bolsonaro.

Nossa alegria durou pouco. Aos 11 minutos do segundo tempo, faltando meros quatro minutos para carimbarmos nosso passaporte para a semifinal, Petkovic igualou o placar. Os deuses do futebol talvez não tenham gostado, pois mandaram um cartão amarelo para o atacante croata logo em seguida.

Então vieram os famigerados pênaltis. Rodrygo errou a primeira cobrança brasileira, numa prova definitiva de que os astros selecionaram o dia 9 de dezembro de 2022 para nos atazanar. E a desgraça se completou com o pênalti perdido por Marquinhos. Brasil fora da Copa.

Esta sexta-feira vai entrar para o rol de datas sombrias do futebol brasileiro. Mais uma vez, tombamos nas quarta de final, e da pior maneira possível. Porque não jogamos mal, e merecíamos seguir adiante bem mais do que a Croácia.

Em meio às lágrimas, surgem algumas questões. O que será da reputação de Neymar? Se tivéssemos ganho, tudo já estaria perdoado. Mas perdemos, não por culpa dele. Seu "descancelamento" será suficiente para a recuperação de sua imagem?

Pelo menos, os internautas não esqueceram o sarcasmo. Mal acabou o jogo, e já tinha meme comparando o árbitro Michael Oliver a outro juiz supostamente "do mal": Sergio Moro.

Em quem vamos jogar a culpa por mais esse vexame? Nos dois jogadores que erraram seus pênaltis? No Fábio Porchat, o "Mick Jagger brasileiro", que assistiu ao jogo sozinho para minimizar a potência de seu pé-frio? No gato Hexa, que pode ter rogado uma praga contra nós depois de ter sido arremessado por um assessor da CBF?

É uma pena que o último jogo do Brasil numa Copa narrado por Galvão Bueno tenha terminado de maneira triste. Pelo menos, o veterano locutor ainda terá uma despedida em grande estilo: ele anunciou que irá narrar a grande final, no dia 18 de dezembro.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem