Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Tony Goes
Descrição de chapéu Copa do Mundo 2022

Vitória sofrida do Brasil ameaça festa de despedida de Galvão Bueno

Narrador foi da euforia à impaciência sem deixar espaço para comentaristas falarem

Galvão Bueno posa para retrato - Eduardo Anizelli-19.ago.2022/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em meio às batucadas e cantorias no Brasil e no Qatar, tem mais uma festa rolando nesta Copa do Mundo: a despedida de Galvão Bueno da Globo. A emissora resolveu dar um bota-fora memorável a seu mais importante locutor esportivo, que deixará seus quadros depois deste Mundial.

O embate com a Suíça, que terminou em 1 a 0 nesta segunda-feira (28), foi a 50ª partida do Brasil numa Copa narrada por Galvão na Globo. A transmissão começou com um clipe em homenagem a ele, reunindo alguns de seus momentos mais marcantes em outros jogos e culminando com o golaço de Richarlison no jogo contra a Sérvia na quinta passada (24).

Na sequência, Galvão entrou ao vivo com sua euforia habitual. Chamou o Olodum, carregou nos erres e traduziu em palavras a alegria otimista que sempre nos invade em momentos como este. Uma saudade antecipada bateu no peito do telespectador.

Para a festa ser completa, faltava apenas mais uma vitória brasileira. Só que o primeiro tempo foi mediocremente equilibrado, com as duas equipes jogando bem aquém do esperado.

Galvão Bueno foi perdendo a paciência. Reclamou de Tite, de quase todos os jogadores, do gramado ruim do estádio 974. Desandou a falar, tirando o espaço dos comentaristas Ana Thaís Matos e Júnior.

O intervalo foi penoso. O desânimo teimava em despontar nas falas do venerando narrador. Ainda havia a esperança de que repetiríamos a performance contra os sérvios, quando nossa seleção cresceu no segundo tempo.

E de fato crescemos, mas nem tanto. Um gol de Vini Jr. foi anulado, por impedimento. A princípio Galvão vibrou, é claro, mas logo percebeu que o VAR zeraria o placar novamente, e reagiu com sobriedade. Sem raiva nem desespero, só com a experiência de quem já passou por 13 Copas do Mundo.

O gol finalmente veio, pelos pés de Casemiro, desta vez sem sombra de dúvidas. Galvão comemorou, como todos nós, e a partir daí o tom de sua locução ficou mais entusiasmado. Mas sem exageros: mesmo ganhando, era óbvio que o Brasil não estava em sua melhor forma. Terminamos todos satisfeitos, pois o Brasil se classificou para a próxima fase, mas sem aquela sensação de alma lavada.

Vamos falar a verdade. Foi um jogo chato, como admitiu o próprio Casemiro na entrevista que deu logo após o apito final. Se foi difícil de assistir, imagine narrar. E Galvão Bueno superou este desafio com galhardia, justificando sua fama e sua longevidade.

O cara tem detratores. É alvo de piadas e memes, e há quem não veja a hora de ele pendurar as chuteiras. Mas são jogos desafiadores como esse Brasil x Suíça que dão a um veterano como Galvão Bueno a chance de fazer o que ele faz de melhor: verbalizar as emoções do torcedor.

Isso não quer dizer que Galvão foi perfeito. Os comentaristas foram jogados para escanteio, especialmente a ótima Ana Thaís Matos. Tomara que este deslize seja corrigido nos próximos jogos. Até porque esta Copa é um divisor de águas na transmissão da Globo, com mulheres como Karine Alves, Renata Silveira e a própria Ana Thaís assumindo um protagonismo inédito.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem