Tony Goes

Com João Baldasserini e Juliana Silveira, 'Matches' explora o amor nos tempos do aplicativo

Nova série brasileira estreia na Warner no segundo semestre

Da esa. para dir., Mila (Evelyn Castro), Lara (Juliana Silveira), Ricardo (João Baldasserini) e Escovão (Renato Livera)
Da esa. para dir., Mila (Evelyn Castro), Lara (Juliana Silveira), Ricardo (João Baldasserini) e Escovão (Renato Livera) - Mariana Vianna/Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Depois de terminar um casamento que durou 13 anos, o roteirista Marcelo Andrade (do filme "Meus 15 Anos") percebeu que as coisas haviam mudado desde sua época de solteiro. Agora todo mundo usa aplicativos de namoros e encontros para conhecer gente nova.

Só que, para alguém como ele, que não é nativo digital –ou seja, que nasceu antes da expansão da internet– navegar por este mundo virtual não é tarefa das mais fáceis. Também pode ser muito engraçado.

Marcelo logo notou o potencial cômico dos apps de pegação, e chamou sua colega Carolina Castro (dos filmes "Linda de Morrer" e "Duas de Mim". Juntos eles desenvolveram a sitcom "Matches", cujas gravações terminaram no começo de abril. A estreia deve acontecer no segundo semestre, no canal pago Warner.

"O Tinder é outro planeta para a minha geração", conta Carolina, que é casada há 15 anos e mãe de três filhos. "Eu precisei criar um perfil no aplicativo para entender como funcionava. Um perfil falso, é claro!", ri ela.

Os roteiristas se inspiraram em suas experiências pessoais e nas de amigos e conhecidos para criar as situações que permeiam os dez episódios da primeira temporada. Também inventaram um aplicativo fictício, o Matches, que dá nome à série.

Marcelo colocou um pouco de si mesmo no protagonista Ricardo (João Baldasserini, que fez os gêmeos Emílio e Lúcio na novela "O Tempo Não Para", exibida entre 2018 e 2019 na Globo). Recém-divorciado e sem a menor intimidade com as novas tecnologias, o personagem vai dividir um apartamento com seu amigo Escovão (Renato Livera) –este sim, um aficionado dos aplicativos de paquera.

No mesmo andar do prédio mora a romântica Lara (Juliana Silveira, que fez "Floribella", exibida entre 2005 e 2006 na Band). Ela também acabou de se separar, e tampouco sabe como usar os novos apps. Para complicar, tem um filho adolescente e uma carreira que demanda muito de seu tempo.

"Não havia esse tipo aplicativo quando eu era solteira", diz Juliana, que é casada há nove anos. "Eu nunca usei, mas tenho muitos amigos que adoram. E eles me contam muitas histórias –algumas divertidas, outras aterrorizantes". A atriz, que passou uma década na Record, preferiu não renovar seu contrato com a emissora para enfrentar novos desafios.

O quarteto de amigos se completa com a desinibida Mila (Evelyn Castro, do Porta dos Fundos). O bar de Ricardo serve de ponto de encontro, mas é em um cenário inusitado que se desenrola boa parte da ação: a “nuvem”.

"Como traduzir visualmente as interações virtuais?", pergunta Carolina Castro. "Foi pensando nisso que nós criamos a 'nuvem': um fundo infinito, todo branco, que brinca com todas as convenções dos aplicativos e das redes sociais. É para lá que os personagens vão quando estão no Matches."

A primeira temporada foi gravada em apenas quatro semanas, em uma única mansão em um condomínio no bairro do Itanhangá, no Rio de Janeiro. Mas a ação da série não se passa em nenhum lugar específico: o nome da cidade nunca é mencionado.

O ritmo acelerado e locação foram a solução encontrada pelos diretores Calvito Leal e Duda Vaisman (que assinaram juntos a terceira temporada de "Me Chama de Bruna", da Fox, e já estão preparando a quarta) para otimizar os custos. A produção é da Migdal Filmes.

"Tudo mudou com a internet. Por que as relações não mudariam também?", conclui Carolina Castro. "Mas hoje essas relações estão mais líquidas, e o pessoal que está na casa dos 30 está sofrendo para se adaptar". É isto o que "Matches" pretende retratar.

O jornalista viajou ao Rio de Janeiro a convite da Migdal Filmes

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem