Tony Goes

Proposta de proibição do funk é absurda, autoritária e inconstitucional

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Brasil quase não tem problemas neste momento. A economia vai de vento em popa, a violência é uma lembrança distante e a política anda tão calma que chega a ser chata. Nesse marasmo todo, temos tempo e disposição de sobra para discutir uma das poucas questões que nos afligem: o funk.

Pelo menos é o que pensam os signatários da Sugestão Legislativa 17/2017, que propõe nada menos que a criminizalização do funk como crime (sic) de saúde pública a (sic) criança aos adolescentes e a (sic) família.

De autoria do empresário paulistano Marcelo Alonso, 46 --que mantém um site chamado Funk É Lixo, com presença nas principais redes sociais --a proposta superou as 20 mil assinaturas necessárias para ser avaliada pelo Congresso Nacional.

"É fato e de conhecimento dos Brasileiros difundido inclusive por diversos veículos de comunicação de mídia e internet com conteúdos podre alertando a população o poder público do crime contra a criança, o menor adolescentes e a família. Crime de saúde pública desta 'falsa cultura' denominada 'funk'."

Para além dos muitos erros de português --tantos que eu preferi não pontuá-los com (sic)-- o texto da sugestão demonstra um desconhecimento atroz dos direitos mais básicos garantidos pela nossa Constituição.

É absurdo porque o funk não é falsa cultura: é cultura mesmo, no real sentido da palavra. É uma manifestação cultural multifacetada, que envolve inúmeros aspectos --música, dança, vocabulário, moda-- e que engloba diversos estilos. O funk de Ludmilla não é o mesmo de Mr. Catra. E o que dizer de híbridos como o funk-rock? Proíbe-se tudo, de roldão?

É autoritário porque pretende determinar o que outras pessoas podem ouvir. Além de criminalizar todo um gênero musical: quer dizer, então, quem for flagrado escutando, digamos, a subversiva "Só Love" pode ir em cana?

E é inconstitucional porque passa por cima do direito à livre expressão --um dos pilares de qualquer democracia.

Ãin, mas nos bailes funk se vendem drogas e se cometem crimes, resmunga alguém. Pode até ser, mas contra isto já existem leis específicas. Até os pancadões no meio da rua, cujo barulho incomoda a vizinhança, já são alvo das leis do silêncio que vigoram em muitas cidades.

Quis o destino que o senador Romário (PSB-RJ) fosse sorteado relator do projeto. O ex-jogador já se declarou totalmente contrário à ideia e publicou um vídeo divertido em sua página no Facebook explicitando suas razões.

Mas também convocou uma audiência pública (ainda sem data definida), para a qual convidou cantores como Anitta, Valesca Popozuda e Nego do Borel, os antropólogos Hermano Vianna e Mylene Mizrahi, e o próprio autor da proposta, Marcelo Alonso.

Até já sabemos como esta história vai terminar: em nada, é claro. Mas a sessão no Senado promete ser engraçada --o que não deixa de ser um alento nesses tempos em que o Brasil está no chão, chão, chão.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias