Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Thiago Stivaletti
Descrição de chapéu Televisão

E se o escândalo das cotas de Matteus tivesse ocorrido durante o BBB?

Teríamos que esperar Boninho confirmar que Matteus é branco como sua ovelha de estimação

Matteus Amaral, o Alegrete, o vice-campeão do BBB 24
Matteus Amaral, o Alegrete, o vice-campeão do BBB 24 - João Cotta/Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Eu sei que hoje em dia as pessoas preferem ver BBB a novela. Mas vamos combinar: na novela, o vilão pode aparecer no capítulo 50, como a Flora de "A Favorita". Mas nunca vai virar vilão depois que a novela acabar.

Com o BBB é um saco. Olha só o Matteus, vulgo Alegrete, a alma mais pura e doce do último Big Brother (contém ironia). O F5 revelou na última sexta que, dez anos atrás, Matteus burlou o sistema de cotas do Instituto Farroupilha para cursar engenharia agrícola ao se declarar... preto. Sim, você leu certo: o Matteus... preto.

A coisa ficou ainda pior. Num vídeo da semana passada, Matteus acaricia inocentemente uma ovelhinha (branca como ele) em seu colo enquanto sua mãe fala ao fundo: "Mas eu ouvi dizer que isso aí não dá em nada. Se eu me declarei negra, eu sou negra. O senhor não pode me falar, porque se falar eu ainda processo... entendeu?". Até a ovelhinha reagiu com cara de desespero diante do que estava ouvindo.

E, no entanto, além de algumas notícias bombásticas, o assunto não deve ir longe. Nunca antes na história deste país se viu alguém preso por burlar o sistema de cotas. E cadê o BBB no ar pra essa história cair como uma bomba e mudar todos os rumos do jogo? Seria mais ou menos assim...

Tadeu aparece naquela tela de corpo inteiro para dar a notícia aos brothers, consternado. Diz que o Boninho confirmou que sim, Matteus é um brother branco, não há o que fazer. Tadeu ameaça expulsar Alegrete, que chora como um bebê, arrependido da "grande burrada" feita dez anos atrás –burrada essa que acabou lhe valendo uma vaga na universidade, tirando a oportunidade de um estudante realmente preto... como Davi, que se enfurece, dá o maior barraco, grita que não dá mais pra ser amigo dos dois ao mesmo tempo, que quem não tá no time dele tá no time do racismo.

Meio por vingança, Lucas Buda manda vários "calma, calabreso!" em vão. Nada acalma o futuro campeão. Ainda encantada com os beijos do Alegrete, Isabelle Cunhã afunda em decepção. "Eu nunca podia esperar isso de você, Matteus!", chora, como se o conhecesse há mais de... dois meses. No fim, toma a decisão sensata e fica ao lado de Davi.

Fora da casa, a chapa também esquenta. Wanessa Camargo bota uma pressão violenta nas redes sociais para voltar ao programa, mostrando o quão absurdo foi expulsá-la de casa por um simples toque no pé do Davi: "Eu pelo menos dei uma faculdade ao Davi. Já o Matteus tirou a faculdade de alguém como ele!".

Pressionado, Boninho topa trazer Wanessa de volta, no mesmo dia em que Alegrete é expulso. Picos de audiência. O gaúcho sai aos prontos, mas é recebido por Tadeu e... a ovelhinha branca. Ele abraça a bichinha, sorri, chora mais, tudo ao mesmo tempo, enquanto a ovelha lança o olhar mais constrangido do mundo pra todo esse circo. E, assim, a novela das cotas raciais daria um jeito de chegar à Globo e comover o país.

PS: Estou brincando, mas o assunto é muito sério. Já passou a hora de os brancos –de qualquer classe, não só os ricos– entenderem a importância das cotas num país marcado por séculos de escravidão, onde os negros não puderam acumular um centavo de patrimônio por quase 400 anos, e menos ainda estudar. Que mais casos como esse sejam expostos e abalem a imagem de quem burlou o sistema de cotas de qualquer universidade.

Como é quase "normal" no Brasil, na hora em que são pegos, os infratores adoram mascarar a má-fé alegando inocência e ignorância. Em nota postada em suas redes na sexta-feira (14), Matteus afirmou que a inscrição na universidade "foi realizada por um terceiro, que cometeu um erro". Difícil de engolir.

Thiago Stivaletti

Thiago Stivaletti é jornalista e crítico de cinema, TV e streaming. Começou a carreira como repórter na Folha de S. Paulo e foi colunista do portal UOL. Como roteirista, escreveu para o Vídeo Show (Globo) e o TVZ (Multishow).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem