Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Rosana Hermann
Descrição de chapéu Todas

De Vitão ao filho de Kamila Simioni, todos se abalam com ataques de ódio na internet

Se há quem revide e quem adoeça, há também quem se renda às críticas de seus seguidores

O cantor Vitão
O cantor Vitão - @vitao no Instagram
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Numa entrevista ao Splash, do UOL, João Victor Simioni, de 19 anos, falou sobre os ataques que tem sofrido por causa da participação de sua mãe, Kamila Simioni, em A Fazenda 15 (Record).

João Victor diz que não se trata do hate com o qual estamos acostumados nas redes sociais, mas de uma avalanche de mensagens de pessoas sem noção que sugerem que ele tome veneno, que ele se mate. E, no caso de João, esses absurdos não partem apenas dos haters de internet, mas dos fãs de Rachel Scheherazade.

João, que se mostrou incomodado com esse tipo de ataque, disse que tem guardado prints dessas ofensas para tomar uma atitude futura, porque tem coisas que não se pode aceitar, ou, como ele colocou, não se pode "deixar barato".

Nem todos, porém, conseguem enfrentar essas ameaças com a mesma energia. O cantor Vitão, que tem sido atacado, fez um desabafo em suas redes sociais externando o quando está abalado com essas ofensas e que, a cada dia, se sente mais desmotivado e inseguro. Vitão se dirigiu diretamente ao seu público, de forma bastante contundente ao dizer: "Eu odeio vocês, profundamente. E, sim, eu estou ficando doente, graças ao ódio de vocês".

Mas se há quem revide e quem adoeça, há exemplos de influenciadores que se rendem às críticas de seus seguidores, a ponto de obedecer seus pedidos como ordens. Foi o que aconteceu com a influenciadora Xehli G, que tem mais de 4 milhões de seguidores no TikTok. No mês de maio, Xheli G postou um vídeo surpreendente, ao declarar que embora não quisesse, se submeteria a uma cirurgia para implantar silicone em seus seios para atender aos desejos de seus seguidores que continuamente a ofendiam.

Xehli disse que não aguentava mais as centenas ou talvez milhares de comentários que a chamavam de "tábua" e que, como ela vive de sua imagem na internet, mudaria seu corpo apenas para agradar seus fãs. Xheli fez o implante, gostou do resultado, mas, um mês depois, cogitou fazer um explante, porque o assédio a ela teria "aumentado muito depois da cirurgia".

E não são só as meninas que se sentem cobradas por padrões de beleza. Recentemente, o vencedor de A Fazenda 13, Rico Malquíades, fez uma rinoplastia e mais três procedimentos em seu rosto, que ele chamou de "um verdadeiro transplante de cara", porque não aguentava mais ser chamado de feio. Isso mesmo. Um homem adulto, de mais de 30 anos, admitiu que fez todas essas cirurgias para seguir "o padrão que a sociedade pede". E confessou que ser chamado de feio estava mexendo muito com ele.

A lista de famosos que recebem ondas de ódio é gigante. Luísa Sonza, Mel Maia, Eliezer, Cleo Pires, Paulinha Leite, são apenas alguns dos muitos que já sentiram na pele a força do ódio online. O atleta e ex-BBB Paulo André chegou a chorar num podcast ao falar sobre ofensas que sofreu na internet.

Há casos terríveis, de pessoas mais sensíveis, ou que já têm algum problema sério de saúde mental, que chegam a desistir de viver por causa de pessoas cruéis e covardes que se valem do anonimato para fazer bullying e destruir a autoestima alheia.

Em muitos desses casos, os fãs de verdade, que querem o bem de seus ídolos, sempre recomendam não dar atenção ao que essas pessoas postam, às ofensas que desfere ou às ameaças que fazem. Mas se dar esses conselhos é fácil, segui-los é muito mais complicado.

Ser alvo de ódio abala qualquer um. Tira a gente do eixo. Planta a semente da insegurança, gera desejos de desistir de tudo. Todos nós, que estamos expostos nas redes sociais, temos medo do cancelamento, dos ataques, da crueldade humana e esses sentimentos não dependem de idade, classe social, da fama ou fortuna que cada um tem.

O ódio abala, faz mal, destrói. Admitir isso é o primeiro passo. O segundo é se preservar. Usar as ferramentas que temos, como bloquear pessoas, fechar contas ou planejar um breve afastamento. A vida não é só rede social e, apesar de tantos problemas, o mundo ainda tem muita gente boa, muita beleza, muito amor. E é nessas coisas que devemos mirar para manter nossa saúde física, mental, emocional, espiritual. Sempre.

Rosana Hermann

Rosana Hermann é jornalista, roteirista de TV desde 1983 e produtora de conteúdo.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem