Ricardo Feltrin

Emissoras vão 'passar o rodo' em atrações ruins em 2015

Artistas e apresentadores sem carisma, ou que se recusarem a aceitar as mudanças que algumas emissoras querem promover em sua grade podem encher a caixinha de papelão com seus pertences e picar a mula da casa.

Praticamente todas as emissoras abertas farão profundas mudanças em programas que estão "flopando" no ibope ou no faturamento. Ou em ambos.

NEM COM REZA

É o caso do "Hoje em Dia", da Record, que será um dos mais atingidos pela "nova era" na emissora. Segundo dados obtidos pelo "F5" junto a fontes da emissora, pelo menos dois dos três atuais apresentadores do "Hoje em Dia" devem ser dispensados. A ideia é mudar o DNA do programa, que começou tendo muita fofoca, muitas brincadeiras e hoje se tornou modorrento e sério, não raro perdendo o segundo lugar para o SBT. Para piorar, o "Hoje em Dia" herda um bom ibope do "Fala, Brasil" —esse, sim, um produto com pouco ou nada a mexer.

NEM COM RECEITA DE BOLO

Outro programa que precisa mudar é o "Programa da Tarde". Embora esteja indo bem do ponto de vista de faturamento, o programa não tem personalidade e muitas vezes parece uma salada russa. O que era para ser uma diversão misturada a serviços virou uma atração chatonilda que não raro enfrenta o ibope crescente até de novelas mexicanas surradas do SBT.

CHORO E RANGER DE DENTES

A Record também está ponderando se vale mesmo montar, escrever e produzir uma novela ou minissérie, gastar uma fortuna em produção, e obter esses índices pífios que histórias como "Vitória" e "Plano Alto" vêm obtendo. Há quem defenda a compra de produtos semiacabados produzidos por terceiros. A Record apenas adaptaria esse roteiro.


ENQUANTO ISSO, NO RIO...

A Globo já admite que fará uma reforma completa em "Zorra Total". Criado em 1999, estava mais que na hora de uma recauchutada geral no humorístico, cujo nível desce a ladeira há pelo menos 10 anos. Nesse caso não deve haver trocas apenas em elenco, mas também de roteiristas. A palavra de ordem é renovação.

ZZZZZZZZZZZ...

Também parece incerto na Globo a continuidade de novelas na faixa das 23h. Embora tenha quase sempre sido líder de ibope, essas produções são caríssimas e precisariam de mais audiência.

PROJACA

Por fim, resta esperar quais serão as tais profundas mudanças que Boninho fará no "Video Show", agora que recuperou o controle sobre o programa. Atualmente o "Video Show" se tornou alvo de chacota no Projac e seus repórteres são repelidos por qualquer grande ator ou atriz. Motivo: ninguém mais aguenta aquelas perguntas tacanhas e bajulativas.

VAMOS LÁ

SBT está no papel de pobrezinho. Ainda sofrendo efeitos dramáticos do escândalo e do rombo do Banco PanAmericano, Silvio Santos anda se virando como pode e ainda resiste bravamente a vender parte das madrugadas para igrejas —diferentemente de alguns seus concorrentes. A emissora não tem estofo no cofre suficiente para fazer grandes lançamentos ou aquisições. Assim, 2015 deve ser muito parecido com 2014.

O MESMO VALE PARA A...

...RedeTV!, que também não tem muito dinheiro disponível para investimentos. É uma das emissoras que mais sobrevive vendendo horários para terceiros e isso não deve mudar. Apesar da penúria, ainda tem programas bons, como "Muito Show", o "Bola Dividida", o "Superpop", "Leitura Dinâmica" e "Good News".


PRONTO, PRONTO...

Sempre simpático e um dos raros famosos que nunca perdem o "fairplay", Otávio Mesquita escreve para esta coluna devido a nota publicada aqui na semana passada, a qual informava que a estreia de seu programa não mexeu nem uma vírgula no ibope que o SBT tinha antes de ele estrear lá. Não mexeu mesmo, mas, em nome do equilíbrio (e da simpatia) de Otávio, segue abaixo sua mensagem.

FALA, MESQUITA

Ricardo, tomei conhecimento hoje de uma nota que você deu em sua coluna sobre nosso programa. Pô! Que porrada eu tomei de graça, hem? (risos). Fique à vontade em me ligar para ter acesso às verdadeiras informações sobre nosso programa. Sua coluna é importante e gostaria sempre de passar isso a você. Veja o anuncio anexo.

A verdade é que desde o lançamento do nosso programa, o SBT vem alcançando um crescimento muito bom no faturamento e mesmo audiência. Você diz que o programa é caro. Sim, é caro porque é bem feito e eu exigi que ele tivesse uma qualidade excelente, como se fosse exibido as 10h da noite. O SBT tem isso no DNA: não fazer programa para preencher grade, sem qualidade, mas sim investir em boas produções. Outro fator, Feltrin: Quando eram enlatados, não haviam anunciantes como existem hoje: Bombril, Renault, Itaipava, TNT, P&G, Nestlé, dentre dezenas de outros. Uma curiosidade: Nesse momento estamos em negociação com as 11 emissoras do Nordeste, para retransmitir nosso programa as 21h, para alinhar o horário de verão, até fevereiro... Eles escolheram meu programa pelo conteúdo e qualidade.

Ricardo, são quase 30 anos fazendo TV no mesmo horário, no mesmo formato, e em todas as emissoras. Se perguntar a você quantos apresentadores estão no ar há tempo tempo assim, fazendo a mesma coisa, se reinventando, você não enche os dedo de duas mãos. E você andou lendo sobre o horário da madrugada? Ele está mais importante que o da manhã e da tarde. As pessoas dormem mais tarde, estão acordadas... até a Globo esticou o Jô Soares se você perceber. A grade formada por Gentili, "Jornal do SBT" e nosso "Okay Pesssoal" foi uma sacada deles muito interessante. O SBT e eu estamos bem satisfeitos e essa parceria, cresce mês a mês. A partir desse mês mais um patrocinador estará no programa: "Poker Stars". Para o Salão do Automóvel, mais de 5 marcas automobilísticas nos chamaram. O SBT contratou uma executiva da área comercial, para atender a demanda de pedidos, enfim, estamos indo muito bem mesmo. Bem é isso, Feltrin... Vamos nos falando... Se você achar que vale à pena comunicar esse dados, claro que ficarei agradecido.

Abração, OM

Own! Não há de quê, Otávio!

UEBAAAAA!

Vai começar a nova temporada de "South Park" no Comedy Central. UEBA! UEBA! UEBAAAAAAAA! Esperamos que ao menos nesta temporada Eric Cartman finalmente também descubra que é judeu.

TÁ FALTANDO ASSUNTO?

Faz 12 dias, 16 horas e 22 minutos que o Multishow não anuncia NENHUM projeto de programa novo para o humorista (sic) Paulo Gustavo para 2015. Gente, vocês estão com febre? 12 DIAS SEM NENHUM PLANO PRO PAULO GUSTAVO! Assim não é possível, é o fim do mundo mesmo, valei-me Nossa Senhora das Calotas Polares.

PS - Gente, brincadeira, hein? Paulo Gustavo é um enorme pé no saco.


QUEM É LEGAL

Mariana Godoy

Uma das mais doces e carismáticas apresentadoras de telejornal deixa a Globo após mais de 23 anos. Na vida real, Mariana também é um raro ser humano que ajuda muita gente de forma oculta. E ela sempre foi assim. Perde a Globo uma de suas jornalistas com mais credibilidade, perde o telespectador, perde o jornalismo da Globo em si. Esperamos vê-la de volta em qualquer outro canal. Boa sorte, Mariana. Você, como poucas pessoas, merece.


QUEM IRRITA

Nicole Bahls

Qual a função social dessa garota, além de passar 24 horas por dia postando mensagens e pentelhações a outras moças, sejam panicats ou atrizes. Seu desespero para permanecer na mídia, custe o que custar, chega a ser constrangedor. Não tem um chãozinho para esfregar, não? Umas janelas para limpar? Não gostaria de usar algumas horas da semana e participar de algum projeto social? Dá para preencher bem essa falta absoluta do que fazer, hein, dona Nicole?

[an error occurred while processing this directive]
Final do conteúdo

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias