Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui.

Receitas do Marcão

Salsicha ao curry é comida de rua mais popular da Alemanha; veja receita

Receita surgiu na Berlim destruída pela guerra, com ingredientes de militares britânicos

Salsicha ao curry Marcos Nogueira 13.mai.22/Folhap

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Volto, depois de um intervalo para o Dia das Mães, com as receitas dos países que vão disputar a Copa no Catar. Uma hora eu precisaria falar dela, então que seja logo: a Alemanha, que sapecou 7 a 1 nos amarelinhos amarelões em pleno Mineirão, em 2014.

Quando falamos em comida alemã, o que vem à cabeça é porco e batata, com um eventual chucrute, uma mostarda forte ali e um marreco recheado acolá. Parece generalização, parece folclore, mas o porco e a batata são realmente onipresentes na Alemanha.

O porco pode ser assado, defumado, em forma de kassler, eisbein, mas, principalmente, salsicha. Há dezenas de tipos de salsicha na Alemanha, uma melhor do que a outra.

Para fugir –só um pouco– do clichê do salsichão inteiro sobre uma cama de repolho azedo numa travessa colossal, deixemos para lá as cervejarias de Munique. Na capital Berlim, a cidade mais moderna do país, a salsicha vem fatiada, com molho de curry e com fritas de acompanhamento.

O currywurst é a comida de rua mais famosa de toda a Alemanha –só compete em popularidade com o döner kebab, mas este tem origem turca. Já a salsicha ao curry nasceu na Berlim devastada pela Segunda Guerra.

Sua invenção é atribuída a uma ambulante chamada Herta Heuwer, que em 1949 teria conseguido ketchup e curry com os soldados britânicos que ocupavam um setor de Berlim Ocidental. Ela misturou os dois, jogou sobre salsicha grelhada e chegou a vender 10 mil porções semanais aos operários que reconstruíam a cidade.

O currywurst se encontra por toda Berlim, em quiosques e carrinhos que servem a salsicha com molho e batata em pratos descartáveis, para comer com palitos de dente ou garfinhos de madeira. Pela descrição, já se percebe que a receita é ridiculamente simples. O resultado vai depender, porém, da qualidade da salsicha e do molho.

Os alemães conseguem estragar quase qualquer comida, mas justiça seja feita: a salsicha é sempre boa, mesmo nos podrões das esquinas mais sujas. Assim, vale a pena gastar um pouco mais de dinheiro num embutido superior.

O ideal seria usar bratwurst, um tipo bem específico de salsicha feita para assar na grelha. Não é fácil achá-la no Brasil, então uma salsicha viena ou frankfurt de boa marca dá bem para o gasto.

Quanto ao condimento, é só misturar ketchup com curry e molho inglês. Se tiver algum tempo de sobra, tente substituir o ketchup industrial por este barbecue caseiro que eu ensinei a fazer algumas semanas atrás. O resultado compensa.

Nas ruas alemãs, o currywurst vem com fritas. Em casa, tudo bem assar as batatas ou simplesmente trocá-las por pão.


CURRYWURST
Dificuldade: fácil
Rendimento: 1 porção

Ingredientes
2 salsichas bratwurst, frankfurt ou viena
1 colher (sopa) de óleo

Ketchup de curry:
1 colher (café) de curry em pó e outra de molho inglês para 2 colheres (sopa) de ketchup
Curry para polvilhar

MODO DE FAZER

  1. Corte as salsichas em rodelas.

  2. Aqueça o óleo numa chapa ou frigideira e doure a salsicha em fogo baixo.

  3. Transfira para um prato e cubra com o ketchup de curry (e mais curry polvilhado por cima).

  4. Sirva acompanhado de batata ou pão.

Receitas do Marcão

Marcos Nogueira é jornalista profissional e cozinheiro amador. Escreve também a coluna Cozinha Bruta, além de apresentar o programa homônimo no canal Sabor & Arte. Instagram: @cozinhabruta

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem