Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Receitas do Marcão
Descrição de chapéu África

Inspirado na Copa do Mundo, aprenda a fazer um frango à moda do Senegal

Coluna terá receitas de países do mundial, começando com 1º adversário do Brasil

Frango Yassa Marcos Nogueira 8.abr.2022/Folha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Já é Copa do Mundo nas Receitas do Marcão! De hoje até o fim do ano, você vai encontrar receitas de todos os países que participarão do mundial de futebol no Qatar. Começamos pelo Senegal, país africano que abre a Copa jogando contra a seleção holandesa, no dia 21 de novembro.

Um prato senegalês bem conhecido é o poulet yassa, frango guisado num molho com muita cebola, mostarda e limão. É algo radicalmente diferente da culinária afro-brasileira da Bahia, em que predominam a potência de ingredientes como dendê, coco, camarão seco e feijão-fradinho. Aqui os sabores são mais sutis.

No frango yassa, a cebola caramelizada e a mostarda de Dijon apontam para uma nítida influência da França –país que colonizou o Senegal. No entanto, a acidez vibrante dos limões traz uma pegada ensolarada, tropical, para o que poderia ser um molho borgonhês bem caretão.

A receitas que encontrei em minha pesquisa variam bastante em temperos e até em outros ingredientes –algumas incluem pimentões, pepinos, passas ou azeitonas no molho–, mas resolvi me ater ao básico dos básicos. E, basicamente, é um prato de frango com arroz para esfregar na cara de quem diz que frango, em geral –e frango com arroz, em especial– é um lance sem graça.

Você pode usar tanto as coxas quanto o peito do frango –eu prefiro carne escura, sempre. Pode grelhar os pedaços na brasa ou numa chapa superquente, para tostar a carne; ou pode dourá-los devagar na panela em que irá refogar as cebolas. A segunda opção deixa a carne mais pálida, mas dá mais sabor ao molho.

Quanto ao elemento ácido, não há consenso nas receitas estrangeiras –sequer nas senegalesas. Algumas pedem "citron" (limão-siciliano), outras listam "citron vert" (nosso limão verdinho, tropical) e tem ainda aquelas que mandam misturar vinagre ao limão. Eu misturei os dois tipos de limão, sem vinagre, como estava em uma das receitas. Não me arrependi. Brinque como quiser.

A maioria das receitas fala para adicionar caldo de galinha –em cubos ou caseiro– ao molho, para evitar que ele seque. Se você tiver caldo (de frango ou legumes) caseiro à mão, vá fundo; se não tiver (era o meu caso), use água mesmo. Ninguém merece a bomba de glutamato do caldo industrial.

O yassa é uma comida com molho abundante –e precisa de um substrato para absorver esse líquido. Cumprem tal papel o arroz, o cuscuz de semolina ou o fônio, cereal africano que não existe por aqui. Sem mais complicações, vamos de arroz.


FRANGO YASSA

Rendimento: 2 a 3 porções
Dificuldade: média

Ingredientes
600 g de frango com pele e osso, em pedaços
3 cebolas
4 dentes de alho, picados
1 limão taiti
1 limão-siciliano
1 colher (sopa) de mostarda forte (Dijon, de grãos ou escura)
2 colheres (sopa) de óleo
2 folhas de louro
1 pimenta ardida, sem sementes, picada (opcional)
Sal, tomilho e cebolinha a gosto

MODO DE FAZER

  1. Numa vasilha tampada, dentro da geladeira, deixe o frango marinando por até 12 horas em: 1 cebola picadinha, alho, suco de metade dos limões, mostarda, 1 colher de óleo, louro, pimenta (opcional), cebolinha, tomilho e um pouco de sal.

  2. Aqueça uma panela em que caiba todo o frango sem empilhar. Remova os pedaços da marinada. Reserve a marinada. Seque o frango com papel-toalha e doure-o no óleo restante, em fogo moderado, por todos os lados. Reserve o frango.

  3. Na mesma panela, em fogo baixo, refogue a cebola restante, em fatias finas. Quando começar a pegar cor, adiciona a marinada a panela. Cozinhe lentamente, adicionando água ou caldo sempre eu secar, por meia hora a 45 minutos.

  4. Devolva o frango à panela e misture-o às cebolas. Adicione o suco dos limões restantes e água ou caldo até cobrir. Cozinhe por mais 20 minutos, aproximadamente. Corrija o sal e sirva com arroz.

Receitas do Marcão

Marcos Nogueira é jornalista profissional e cozinheiro amador. Escreve também a coluna Cozinha Bruta, além de apresentar o programa homônimo no canal Sabor & Arte. Instagram: @cozinhabruta

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem