Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Receitas do Marcão

Molho barbecue caseiro é fácil e tem sabor dos Estados Unidos; confira

Coluna traz mais um prato da série temática dos países que vão jogar a Copa do Mundo

Molho barbecue caseiro Marcos Nogueira 29.abr.22/Folhapress

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Hoje a receita vem dos Estados Unidos, país que joga no primeiro dia da Copa, 21 de novembro, contra adversário a ser definido entre Escócia, Ucrânia e País de Gales. Vamos preparar em casa um molho barbecue bem mais gostoso do que o comprado pronto –e ótimo para temperar qualquer tipo de carne grelhada ou assada.

Os Estados Unidos têm um território de dimensões semelhantes ao do Brasil –ou seja, gigantesco– e uma cultura tão plural quanto a nossa. Sua gastronomia não é só hambúrguer e hot-dog. Vai das delis judaicas de Nova York até o sushi tropical do Havaí, passando pela enorme influência do México no sudoeste do país.

É difícil definir qual é o sabor americano mais típico. Depende da experiência e da memória de cada um. Para mim, o que mais lembra os Estados Unidos são os toques agridoces e defumados da comida. Por isso o molho barbecue.

Mas não pense que molho barbecue é uma coisa só. "Barbecue sauce" é qualquer molho que acompanhe churrascos. Dependendo da região, pode ser à base de mostarda, de maionese ou simplesmente vinagre com pimenta.

Os molhos à base de tomate –geralmente na forma de ketchup– se tornaram os mais populares dentro e fora dos EUA. As versões industrializadas, para o meu gosto, são doces demais. Esse é um dos motivos que me levam a fazer em casa. Outro motivo é a ausência de aditivos químicos –ou a redução deles, porque é impossível fazer o barbecue sem algum ingrediente processado.

Não se assuste com o tamanho da receita. A lista de ingredientes é longa, mas os procedimentos são ridículos de tão simples. Tudo começa com a preparação do rub, uma mistura de especiarias secas que vai no molho e também é usada para temperar a carne antes do preparo. Eu o pus para condimentar o pulled pork, copa-lombo de porco assada e desfiada.

Dois ingredientes pouco comuns, porém razoavelmente fáceis de encontrar, entram no preparo do barbecue: o melado de cana e a fumaça líquida, que simula a defumação. A fumaça líquida pode até dicar de fora, mas o melado é absolutamente essencial. Uma enorme vantagem desta receita é a flexibilidade na dose de melado e vinagre. O agridoce sempre estará lá, mas quem decide se ele pende mais para o ácido ou para o doce é você.


MOLHO BARBECUE

Rendimento: 600 ml, aproximadamente
Dificuldade: fácil

Ingredientes
Para o rub:
5 colheres (sopa) de páprica defumada
5 colheres (sopa) de açúcar mascavo
4 colheres (sopa) de sal
4 colheres (chá) de mostarda em pó
2 colheres (chá) de pimenta-do-reino moída
2 colheres (chá) de grão de coentro moído
2 colheres (chá) de grão de cominho moído
2 colheres (chá) de grão de gengibre em pó
1 colher (sopa) de alho em pó
1 colher (sopa) de cebola em pó

Para o molho:
2 cebolas
1 pimenta jalapeño, sem sementes nem membranas
4 colheres (sopa) do rub (veja acima)
500 g de polpa de tomate
2 colheres (sopa) de melado de cana (ou a gosto)
4 colheres (sopa) de vinagre (de maçã, preferencialmente)
4 colheres (sopa) de molho inglês
2 colheres (sopa) de mostarda escura
1 colher (chá) de fumaça líquida

MODO DE FAZER

  1. No processador, bata a cebola e a pimenta até virar uma pasta.

  2. Numa panela, cozinhe lentamente todos os ingredientes por cerca de meia hora ou até obter um molho consistente. Ajuste o melado, o vinagre e o sal.

  3. Use imediatamente ou espere esfriar e guarde na geladeira, dentro de um recipiente de vidro previamente lavado e fervido.

Receitas do Marcão

Marcos Nogueira é jornalista profissional e cozinheiro amador. Escreve também a coluna Cozinha Bruta, além de apresentar o programa homônimo no canal Sabor & Arte. Instagram: @cozinhabruta

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem