Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Receitas do Marcão

Panqueca de banana e mirtilo é opção fácil para café da manhã especial

Receita é rápida de preparar e leva ingredientes que quase toda casa tem

Panqueca de banana e mirtilo Marcos Nogueira 25.mar.2022/Folh

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O que você come no café da manhã? Queijo branco? Torrada? Mamão com granola? Café preto e um cigarro? Dá para fazer um lance diferente de vez em quando, sem muito esforço.

A panqueca americana –pancake é a soma das palavras inglesas pan (frigideira) e cake (bolo), bolo de frigideira– é algo que a gente vê muito em filmes e, às vezes, nos hotéis caros e metidos a besta. Dá a impressão de ser uma comida muito especial, que requer um trabalhão.

Nada disso. A massa de panqueca é a coisa mais mole do mundo para fazer, com ingredientes que quase todo mundo tem em casa. É uma comida de preparo rápido também, não demanda planejamento nem nada.

O que assusta e impressiona é o tal do maple syrup, o parceiro tradicional da panqueca nos Estados Unidos. Trata-se de um xarope feito com a seiva de uma árvore chamada bordo, abundante no Canadá –é aquela folha da bandeira nacional deles– de no norte do território americano.

O xarope de bordo é delicioso e insubstituível. É também caro. Sempre foi, mas a alta do dólar nos anos mais recentes o colocou no escaninho das coisas inviáveis. Por sorte, há outros caminhos para conduzir o desjejum de panqueca. As frutas são uma opção certeira.

Nesse universo frutífero, a combinação de banana com mirtilo é um clássico infalível. A banana, aqui, entra como elemento da massa da panqueca. Você usa as bananas mais maduras que tiver, já com casca preta e facilmente amassáveis, mas sem sinal de fermentação ou bolor.

É um excelente jeito de se aproveitar as bananas que passaram do ponto. Elas vão deixar as panquecas deliciosamente doces.

Já o mirtilo –também conhecido pelo nome em inglês, blueberry– é uma frutinha que, in natura, alguns classificam como sem graça. Eu entendo, apesar de gostar da sutileza da frutinha, que espoca na boca a cada mordida.

Acrescentada à massa da panqueca e levemente cozida, ela desenvolve uma acidez que combina demais com a banana e com o caráter neutro da massa da panqueca.

Para servir as panquecas, eu sugeri mirtilos frescos e uma calda de mel diluído na água, em partes iguais. Fica ótimo também com nata ou creme fresco batido (mas isso, sim, dá trabalho).


PANQUECA DE BANANA E MIRTILO

Rendimento: 4 panquecas
Dificuldade: fácil

Ingredientes
1 ovo
1/2 xícara de farinha (70 g)
100 ml de leite
2 bananas muito maduras
100 g de mirtilos
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de fermento químico
4 colheres (chá) de manteiga sem sal
Mel a gosto

Modo de fazer

  1. Quebre o ovo numa tigela que comporte toda a massa. Bata-o ligeiramente com um garfo.

  2. Misture a farinha e o leite, batendo com o garfo até ficar uniforme, sem grumos.

  3. Em outro recipiente, amasse a banana até virar uma pasta. Misture à massa de panqueca. Acrescente também metade dos mirtilos, o açúcar e o fermento.

  4. Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo baixo e derreta uma colher (chá) de manteiga. Despeje uma concha de massa de panqueca. Vire a panqueca, com uma espátula de silicone, quando começarem a aparecer bolhas na superfície. Deixe fritar por dois minutos e transfira para um prato.

  5. Repita a operação anterior até acabar a massa. O rendimento pode variar, mas uma concha grande de sopa dá para 4 panquecas.

  6. Sirva as panquecas com mirtilos frescos e uma calda preparada com mel diluído na mesma quantidade de água.

Receitas do Marcão

Marcos Nogueira é jornalista profissional e cozinheiro amador. Escreve também a coluna Cozinha Bruta, além de apresentar o programa homônimo no canal Sabor & Arte. Instagram: @cozinhabruta

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem