Para a Páscoa, aprenda receita de bacalhau cru: Simples, rápida e deliciosa
Série da Copa do Mundo prossegue no feriado da Semana Santa com Portugal
Série da Copa do Mundo prossegue no feriado da Semana Santa com Portugal
Bacalhau cru Marcos Nogueira - 15.abr.22/Folhapress
Hoje prosseguimos com a série temática de receitas dos países que disputam a Copa do Mundo no Qatar, em novembro e dezembro. A seleção escolhida para esta semana é Portugal. E por que Portugal? Porque é Semana Santa, tempo de comer bacalhau.
Fui pedir uma receita para a queridíssima Rosa Brito, natural do Minho e dona de uma tasca muito lusitana na Vila Mariana (zona sul). O nome do boteco é Academia da Gula, mas todos os conhecem simplesmente como Bar da Rosa.
A receita que escolhi é a mais simples que se pode preparar com bacalhau. Não vai ao fogo e não precisa nem deixar o peixe de molho para hidratar e tirar o sal. Se você está lendo este texto na Sexta-Feira Santa e não tem nada engatilhado para comer, ainda dá tempo.
O nome do prato, atenção, é punhetas de bacalhau. Ok, pode parar de rir. Ele se chama assim porque o peixe é desmanchado na mão, no punho. Se não gosta do nome, chame de salada de bacalhau cru. As lascas de bacalhau são temperadas com cebola, azeite e salsinha. Estão prontas para serem comidas com pão, azeitonas portuguesas, mais azeite e uma taça de vinho branco. Ou de cerveja.
É tudo muito, muito fácil nesta receita, mas ela requer atenção em um ponto. O bacalhau precisa ser lavado três vezes ou mais antes de se misturar aos outros ingredientes. Nesse processo, você precisa verificar o ponto do sal: se estiver salgado demais, fica intragável; se escorreu mais sal do que deveria, fica sem graça. Prove o bacalhau a cada lavagem.
A cebola também vai crua nas punhetas. Não tenha medo. Para amansar a ação violenta da cebola crua, Rosa a submete a um processo que ela chama de macetar. Significa regar a cebola com vinagre, esfregá-la entre as palmas das mãos e lavá-la sob água corrente para eliminar os odores pungentes.
Semana que vem teremos uma receita da Sérvia, primeiro adversário do Brasil na Copa. Até lá.
Dificuldade: fácil
Rendimento: 4 porções
Ingredientes
250 g de bacalhau salgado
1 cebola cortada em meia-lua, bem fininha
2 colheres (sopa) de vinagre
100 ml de azeite extravirgem
Salsinha picada a gosto
Azeitonas pretas e pão para servir
BBB 25: Guilherme, Joselma e Renata estão no Paredão; vote na enquete
Mia Goth paga passagens de avião para Maria Gladys ser cuidada na Inglaterra
BBB 25: Enquete F5 mostra quem deve ser eliminado no décimo sexto Paredão
Veja as previsões da astrologia para a semana de 13 a 19 de abril de 2025
Filho de Maria Gladys diz que não vai ajudar atriz após ela ser encontrada na rua: 'Gastou herança'
Comentários
Ver todos os comentários