Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Receitas do Marcão
Descrição de chapéu Páscoa

Para a Páscoa, aprenda receita de bacalhau cru: Simples, rápida e deliciosa

Série da Copa do Mundo prossegue no feriado da Semana Santa com Portugal

Bacalhau cru Marcos Nogueira - 15.abr.22/Folhapress

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Hoje prosseguimos com a série temática de receitas dos países que disputam a Copa do Mundo no Qatar, em novembro e dezembro. A seleção escolhida para esta semana é Portugal. E por que Portugal? Porque é Semana Santa, tempo de comer bacalhau.

Fui pedir uma receita para a queridíssima Rosa Brito, natural do Minho e dona de uma tasca muito lusitana na Vila Mariana (zona sul). O nome do boteco é Academia da Gula, mas todos os conhecem simplesmente como Bar da Rosa.

A receita que escolhi é a mais simples que se pode preparar com bacalhau. Não vai ao fogo e não precisa nem deixar o peixe de molho para hidratar e tirar o sal. Se você está lendo este texto na Sexta-Feira Santa e não tem nada engatilhado para comer, ainda dá tempo.

O nome do prato, atenção, é punhetas de bacalhau. Ok, pode parar de rir. Ele se chama assim porque o peixe é desmanchado na mão, no punho. Se não gosta do nome, chame de salada de bacalhau cru. As lascas de bacalhau são temperadas com cebola, azeite e salsinha. Estão prontas para serem comidas com pão, azeitonas portuguesas, mais azeite e uma taça de vinho branco. Ou de cerveja.

É tudo muito, muito fácil nesta receita, mas ela requer atenção em um ponto. O bacalhau precisa ser lavado três vezes ou mais antes de se misturar aos outros ingredientes. Nesse processo, você precisa verificar o ponto do sal: se estiver salgado demais, fica intragável; se escorreu mais sal do que deveria, fica sem graça. Prove o bacalhau a cada lavagem.

A cebola também vai crua nas punhetas. Não tenha medo. Para amansar a ação violenta da cebola crua, Rosa a submete a um processo que ela chama de macetar. Significa regar a cebola com vinagre, esfregá-la entre as palmas das mãos e lavá-la sob água corrente para eliminar os odores pungentes.

Semana que vem teremos uma receita da Sérvia, primeiro adversário do Brasil na Copa. Até lá.


PUNHETAS DE BACALHAU

Dificuldade: fácil
Rendimento: 4 porções

Ingredientes
250 g de bacalhau salgado
1 cebola cortada em meia-lua, bem fininha
2 colheres (sopa) de vinagre
100 ml de azeite extravirgem
Salsinha picada a gosto
Azeitonas pretas e pão para servir

MODO DE FAZER

  1. Rompa o bacalhau seco em lascas, com as mãos. Lave-o numa bacia com água para remover o sal, depois esprema-o sobre uma peneira. Repita este processo três vezes ou até o peixe estar no ponto ideal de sal. Enquanto lava o bacalhau, aproveite para descartar membranas, pele e espinhas. Reserve.

  2. Tempere a cebola com vinagre e esfregue-a entre as palmas das mãos. Lave a cebola sob água corrente e junte-a ao bacalhau.

  3. Tempere a salada com azeite e salsinha. Misture bem. Sirva com pão e azeitonas pretas portuguesas.

Receitas do Marcão

Marcos Nogueira é jornalista profissional e cozinheiro amador. Escreve também a coluna Cozinha Bruta, além de apresentar o programa homônimo no canal Sabor & Arte. Instagram: @cozinhabruta

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem