Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Receitas do Marcão

Aprenda a fazer um sorvete delicioso usando só duas frutas e o processador

Sobremesa de banana com maracujá é prática e deve ser feita na hora de comer

Sorvete de banana com maracujá é opção fácil para dias de calor Marcos Nogueira/Folhapress

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Opa, tudo em paz aí? Meu nome é Marcos, mas pode me chamar de Marcão. Talvez você me conheça de outra coluna, a Cozinha Bruta.

O papo aqui é diferente. Chego com a missão de substituir a Juliana Ventura e suas receitas práticas, deliciosas, que sempre dão certo. Um baita desafio.

Eu sempre cozinhei para mim, minha família e meus amigos. Cozinho bem, não vou fingir modéstia. Mas sempre fui um cozinheiro meio caótico, um tanto intuitivo, que não se prende demais à formalidade das receitas. Coisa de amador.

Ocupar este espaço, entre outras coisas, vai me obrigar a organizar o terreiro. Tanto melhor.

A nova coluna também vai me fazer expandir o universo culinário. Quando você cozinha sempre para as mesmas pessoas –e no meu caso, que moro sozinho, essa pessoa sou eu mesmo–, há a tendência de repetir as fórmulas favoritas. De girar sempre ao redor dos mesmos temas.

Aqui vou pesquisar, fuçar, correr atrás de coisas novas para ter algo diferente a cada semana. A ideia é manter a simplicidade e a praticidade das receitas da Juliana, mas com algumas mudanças.

Quero priorizar a culinária para quem, como eu, mora sozinho. Sinto falta de canais que ensinem receitas individuais –largadas, essas pessoas acabam se rendendo ao delivery e ao macarrão instantâneo.

Minha missão será convencer solteiros e afins de que é possível cozinhar sem esforço hercúleo nem bagunça homérica. Famílias não ficarão desassistidas, pois tudo pode ser multiplicado pelo número desejado de pessoas.

Também quero companhia na minha busca por culinárias diferentes, fora do lugar-comum. Vou, quando possível, trazer receitas pouco conhecidas de lugares pouco familiares, com ingredientes muito acessíveis.

Mas não hoje. Hoje a brincadeira é procurar o cúmulo da simplicidade num campo em que eu me aventuro pouco: a sobremesa.

Vamos fazer um sorvete com apenas dois ingredientes: banana e maracujá. Algo para ser feito no momento de comer.

A gente, que mora sozinho, sempre deixa as bananas ficarem maduras demais. Sem pânico: descasque as bananas supermaduras e as congele. Batidas no processador, elas têm a textura ideal de sorvete e o grau certo de açúcar para se equilibrar com componentes menos doces.

Eu usei maracujá azedo, fica excelente. Você pode trocar, por exemplo, por cacau em pó ou morango.


SORVETE DE BANANA COM MARACUJÁ

Dificuldade: Fácil
Rendimento: 1 porção

Ingredientes
1 banana-prata muito madura, congelada
Polpa de 1 maracujá azedo, em temperatura ambiente

MODO DE FAZER

  1. No processador de alimentos, bata a banana congelada e o maracujá até obter um sorvete cremoso. Sirva imediatamente.

Receitas do Marcão

Marcos Nogueira é jornalista profissional e cozinheiro amador. Escreve também a coluna Cozinha Bruta, além de apresentar o programa homônimo no canal Sabor & Arte. Instagram: @cozinhabruta

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem