Mariliz Pereira Jorge

Nayara achou que o 'BBB' era um centro acadêmico

Para a maioria das pessoas, Nayara virou a chata da casa 

Nayara do "BBB 18"
Nayara do "BBB 18" - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No vídeo de apresentação do "BBB 18", conhecemos uma Nayara apaixonada por moda, que tem um senso estético invejável, amante da música, simpática e bem-humorada. Não foi essa Nayara que esteve na casa do "Big Brother" nas últimas semanas.

Ela resolveu bancar a sindicalista e as suas interações pareciam ter como único propósito resolver todos os problemas sociais do mundo. Pior, seus discursos não se sustentaram na frente das 70 câmeras da casa. É legítimo desejar que um negro ganhe o "BBB', mesmo que não seja ela, mas a máscara cai ao criticar outras 'minorias", como fez em relação a Gleici, a menina do Acre.

"Meninas demasiadamente femininas sempre me irritaram", disse numa ocasião, justamente com Ana Paula e Patricia, duas das "sisters" mais odiadas, numa demonstração de que lhe faltou sensibilidade para entender o que estava fazendo naquele jogo e também para escolher os amigos na casa.

A defesa da representatividade do povo do Norte desapareceu assim que Gleici deixou de agradar a Nayara. Essas atitudes não passaram despercebidas pelo público, assim como o perfil mandona que ela desfilou o tempo todo, criticado inclusive por gente que ela acredita representar, como Viegas, que passou a evitá-la.

Por mais que seja necessário que assuntos como racismo, machismo, xenofobia sejam discutidos mesmo num programa como o "BBB", bancar a advogada pró pautas sociais 24 horas por dia foi a razão de ela ter saído com rejeição ainda maior que a "bruxa".

Para a maioria das pessoas, Nayara virou a chata da casa. Era ela aparecer em cena para o espectador saber que lá vinha sermão. O discurso sobre representatividade foi usado exaustivamente e mal digerido pelo público, que viu Nayara apenas reforçar estereótipos e aumentar o preconceito e o abismo que já existe naturalmente entre muitas pessoas.

Nayara sequer foi julgada pela pessoa que é porque o telespectador não sabe quem é a Nayara filha, amiga, namorada, mulher. Só conhecemos a Nayara militante e por isso não houve dúvida sobre sua expulsão. Ela não conseguiu despertar empatia porque foram poucas as chances de o público se identificar com ela. O discurso de um vencedor, em geral, é agregador, o oposto do que ela fez o tempo todo, ao separar as pessoas pelo que elas representam etnicamente ou socialmente e não pelo que elas são.

A bronca dada por Tiago Leifert foi certeira. O discurso dos três emparedados bateu na tecla da representatividade, inclusive o de Gleici que falou sobre a mulher nortista sem muita convicção, deixando a impressão de que apenas tinha embarcado na onda de Nayara e Mahmoud.

Como Leifert falou, as pessoas aqui fora não deram carta para que fossem defendidas por ninguém. É muita pretensão achar que podem se considerar os enviados especiais de um grupo, além de si mesmas. O BBB não é o diretório do centro acadêmico ou convenção de partido político.

Nayara não entendeu desde o começo que não estava discursando dentro da sua bolha e acabou cavando o próprio buraco ao encarnar o papel de eterna problematizadora. Faltou a leveza, o senso de humor e mesmo a inteligência que vimos em seu vídeo de apresentação e que ela parece ter deixado do lado de fora da casa assim que entrou no "BBB 18". Conseguiu o que parecia ser impossível, sair com rejeição ainda maior que Ana Paula.

Mariliz Pereira Jorge

É jornalista e roteirista.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias