Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Krishna Mahon
Descrição de chapéu Sexo casamento

Embrulha esse peru para presente

Por que tantos homens ainda rejeitam a camisinha?

Obra de Thany Sanches - Instagram/thanysanches
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Recém-solteira, minha amiga resolveu se libertar e ser dona do próprio corpo, vulgo soltar a franga. Ela está lá no bem-bom da solteirice, mas reclamou comigo que só um dos 10 caras com quem ficou tinha feito o mise-en-scène, ou falado em colocar a camisinha. Daí, conversando com ela e outras mulheres de 20 a 50 anos, descobri que as desculpas seguem as mesmas.

"Putz, estou sem" é puxado de ouvir numa casa de homem solteiro recebendo date, mas é tão comum que as amigas empoderadas já levam na bolsa, pena que muitas mulheres ainda se constrangem ao comprar na farmácia, imagina oferecer no ato. "Tira a sensibilidade, daí sinto menos prazer transando" e "é que incomoda um pouco" são as desculpas mais comuns. E tem o clássico: "aperta". Se a média do peru brasileiro é 13,5 cm, e as camisinhas distribuídas gratuitamente em postos de saúde têm 16 cm, temos aqui mais uma desculpa de peidorreiro.

E tem amostra grátis de relação tóxica: "Tudo bem a gente transar sem, porque eu transo com poucas pessoas"; "vou transar sem camisinha porque confio em você"; e "você transa com vários? Porque eu não", deveriam ser frases-gatilho para um sinal de alerta e acionamento de fuga da roubada.

Minha prima, que tem quase um fetiche por nerd, disse que eles são exceção à regra, e não chegam nem perto sem camisinha. In nerds we trust!

Com mais da metade do povo transando sem camisinha, o percentual de pessoas entre 13 e 17 anos que usaram camisinha na última relação sexual caiu de 72,5% para 59%. Entre as meninas, a queda foi de 69,1% para 53,5% e, entre os meninos, de 74,1% para 62,8%. Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar do IBGE que comparou dados de 2009 a 2019 com estudantes do 9° ano do ensino fundamental de todo o País.

Quatrocentos mil casos de gestação na adolescência por ano; quase 1 milhão de pessoas infectadas pelo vírus da AIDS no país; ISTs (infecções sexualmente transmissíveis) como HPV, herpes e outras, rondando por aí, e que podem te amolar o resto da existência, ou levar ao desenvolvimento de doenças graves como o câncer. Mas um monte de Homer Simpson com o "pensamento mágico" de que "nada vai acontecer comigo". Uma certeza idiota que, segundo dados de 2020 da Sociedade Brasileira de Urologia, leva 80% dos homens a acreditarem estar "fora de perigo" e, por isso, acabam não usando camisinha. Ah, nem...

Pior ainda quando está tudo certo, a camisinha foi negociada, tá lá bonitinha, e o infeliz tira de propósito sem o krush perceber. Stealthing, que é o nome dessa filhadaputagem, é crime com até quatro anos de prisão em diversos países, como Canadá, Suíca e Nova Zelândia. No Brasil, há um projeto de lei em andamento, mas já é possível enquadrar como "violação sexual mediante fraude", com pena de 2 a 6 anos de prisão, considerando caso de gravidez ou transmissão de alguma IST.

Seres transantes, entendam de uma só vez, nada pode ser feito sem consentimento, nada mesmo, e a cadeia não deveria ser o verdadeiro motivo para lhes impedirem, vocês mesmos deveriam sentir repulsa dessas coisas.

Vi num filme que amor é quando você passa a usar camisinha com outras pessoas. A piada é boa e a Phoda Madrinha torce para que vire regra; torce também que você não tenha vergonha de responsabilidade sexual, mas que encontre só krush responsável por aí.

PS: Homem, se você realmente gosta do seu próprio peru, embrulha ele para presente, vai.

Krishna Mahon

Jornalista e cineasta indicada ao Emmy, é apresentadora do SexPrivé Club da Band. Foi produtora da Discovery e diretora de conteúdo do History.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem