Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

De faixa a coroa
Descrição de chapéu Miss Universo

No embalo de Wanessa Camargo, modelo de Paranavaí vence Miss Universe Paraná 2024

'Dedico a coroa à minha mãe', diz modelo Taynara Gargantini, que vai disputar etapa nacional em 19 de setembro

Miss Universe Paraná 2024
Taynara Gargantini, de Paranavaí, é a Miss Universe Paraná 2024 - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Curitiba

A representante de Paranavaí, Taynara Gargantini foi eleita no início da madrugada desta quinta (8) como a Miss Universe Paraná 2024. A nova representante da beleza do estado disputou a coroa com outras 25 mulheres, em concurso realizado na cidade de Curitiba, capital paranaense.

"Ainda não caiu a ficha, mas estou radiante e muito emocionada com essa coroa", disse ela à coluna, logo após a coroação. "Quero ser motivo de orgulho pro meu estado e para todos que torcem por mim. Estarei sempre disposta a ajudar e me dedicar a fazer um reinado lindo e marcante, com muito amor e dedicação".

A miss revelou que dedica o seu título à sua mãe, Ivanilda, que morreu há quatro anos. "Ela era uma mulher guerreira, me criou sozinha e segue sendo exemplo de força e amor. Perdi minha mãe para o câncer e, mesmo que ela não estava fisicamente ao meu lado esta noite, tenho certeza de que, em algum lugar, ela olhava por mim e me dava forças para que eu não desistisse de realizar meus sonhos", conta, na conversa exclusiva.

Nascida e residente na cidade de Paranavaí (no noroeste do Paraná, a 500 km de Curitiba), Taynara trabalha há 14 anos como modelo, com trabalhos no Brasil e no exterior. Ela também é influenciadora digital e atualmente acumula mais de 84 mil seguidores em seu perfil no Instagram.

Com 34 anos e casada há 5, a miss se enquadra nas novas regras do Miss Universo, que recentemente passou a aceitar a candidatura de mulheres de todas as idades e também de qualquer estado civil.

"Comecei no mundo miss aos 20 anos e participei de 10 concursos, sendo 3 deles internacionais, ao longo de 7 anos. Dei uma pausa por conta da idade limite e hoje consegui voltar graças a mudança nas regras. Achei que tinha perdido a oportunidade, mas hoje consegui realizar hoje um sonho que estava guardado há um tempo no meu coração", diz.

Em segundo e terceiro lugares no Miss Paraná ficaram, respectivamente, as misses Francisco Beltrão, Ana Oliari, 24, e Palotina, Júlia Sales Lehmkuhl, 20. Completaram o Top 5 as representantes de Londrina, Natália Zundt, 26, e Paranaguá, Mirela da Costa Cunha, 18.

Agora Taynara começa a se preparar para a disputa nacional, o Miss Universe Brasil 2024, que tem final agendada para dia 19 de setembro, em São Paulo.

EM BUSCA DA SEXTA COROA

A final da edição paranaense em 2024 aconteceu no palco do Teatro Positivo, que fica na zona oeste da capital paranaense. O espaço é o maior teatro do estado e é considerado um dos maiores e mais modernos do país, com capacidade para 2,4 mil pessoas.

Quem passou a coroa na ocasião foi a modelo Mariana Becker, 27, natural da cidade paranaense de Francisco Beltrão. No Miss Universo Brasil do ano passado, ela se classificou entre as 16 semifinalistas, mas não avançou para o corte seguinte de 7 finalistas.

A grande atração da noite foi a cantora e compositora Wanessa Camargo, 41, que embalou as apresentações e desfiles das misses com suas canções, em meio a troca de roupas. Uma curiosidade é que esta não foi a primeira vez em que a artista se apresenta em um concurso de beleza, pois a ex-BBB24 cantou na final do Miss São Paulo (Universo) em 2013. Ela também foi jurada de algumas edições, como o Miss Brasil 2004.

O Miss Universe Paraná 2024 foi transmitido, ao vivo, pela TV no canal 53 da Sky e pela internet no canal oficial do concurso no YouTube. "Foram meses de planejamento e dedicação para, finalmente, recebermos nossas misses aqui em Curitiba", disse Edielder Godoy, 33, que assina a direção do concurso no Paraná ao lado da empresária Gabriela Rocha.

O Paraná já venceu a coroa nacional cinco vezes desde o início do Miss Universe Brasil, em 1954. A última vez em que uma representante do estado defendeu o Brasil no Miss Universo foi em 2016, com a modelo Raissa Santana, 29. Antes dela, ocuparam o posto Maria Joana Parizotto (1996), Maria Carolina Otto (1992), Wilza Rainato (1967) e Ângela Vasconcelos (1964).

Apesar das datas exatas ainda não terem sido divulgadas oficialmente, a organização mundial do Miss Universo já anunciou que a próxima edição do concurso está programada para ocorrer no mês de novembro, no México. Quem se despedirá do título é a nicaraguense Sheynnis Palacios, 24, eleita em novembro passado em cerimônia em El Salvador.

*o colunista viajou a Curitiba, a convite do evento.

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil, Miss Universo, Miss Mundo e Mister Brasil. Formado em jornalismo pelo Mackenzie, passou por Redações da Folha e do UOL, além de assessorias e comunicação corporativa.
Contato ou sugestões, acesse instagram.com/defaixaacoroa e facebook.com/defaixaacoroa

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem