De faixa a coroa

Na contramão do mercado, Miss Gold Universe busca expandir concurso na pandemia

Brasileira de 18 anos vai representar o Brasil na competição, com sede no Peru

A paulista Samy Zayne, 18, defende o Brasil no Miss Gold Universe 2020

A paulista Samy Zayne, 18, defende o Brasil no Miss Gold Universe 2020 Brasílio Wille/Divulgação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A pandemia do novo coronavírus suspendeu a realização de alguns concursos de beleza mundo afora. Os mais afetados são as competições internacionais, como o Miss Mundo, o Miss Universo e o Miss Supranational, que seguem sem previsão de agenda ou dinâmica das suas próximas edições.

Com esse hiato na tradicional temporada das faixas e coroas mundiais, celebrada de outubro a dezembro, disputas menores tem aproveitado essa lacuna para crescer e aparecer. É o caso do Miss Gold Universe, concurso com sede no Peru e realizado apenas uma vez, em 2019. Ele foi reformulado e será realizado 100% online no próximo 27 de dezembro.

"Com a Covid-19, o número de competições Internacionais 100% online tem crescido consideravelmente. O Gold nasceu como uma competição teen de 14 a 20 anos, e depois ampliou o evento para um festival com categoria adulta", explica Paulo Filho, missólogo e diretor da página Hora da Miss, que recorda que na primeira edição havia apenas misses da América Latina, com vitória da candidata do Paraguai, Jéssica Jazmin.

Neste ano, o concurso reúne cerca de 20 países, entre eles Nigéria e Itália. O especialista também conta que a terceira edição do concurso está pré-agendada para julho de 2021. A representante brasileira será a estudante de arquitetura Samy Zayne, 18. Moradora de Osasco (Grande São Paulo), Zayne já participou de algumas competições municipais e regionais, mas será a primeira vez com a faixa verde e amarela.


"Representar meu país no Miss Gold Universe é mais que uma felicidade, é uma honra. Ter a oportunidade de usar esta plataforma para levar a cultura do meu povo é algo muito gratificante", diz Samy, que conta com a orientação de Paulo Filho.

"Como preparador, vejo uma grande oportunidade de acompanhar cada detalhe das fotos e das gravações das misses participantes. Samy é uma garota doce e muito determinada, e está dando um grande passo a uma promissora jornada nos concursos de beleza", diz o missólogo.

Longe dos aplausos e do calor da plateia, Samy Zayne será analisada por fotos –as misses enviaram imagens com camisa polo e calça jeans, biquíni, vestido de gala e traje típico. Cada candidata também mandou quatro vídeos de, no máximo, um minuto cada um, no qual se apresentam e desfilam em traje típico, moda praia e vestido de gala.

Zayne adianta que seu traje típico é uma homenagem à seleção brasileira, e que fez embaixadinhas no vídeo enviado ao concurso. Segundo Paulo Filho, ela gravou os conteúdos em famosos pontos turísticos de Curitiba, no Paraná, onde fez sua preparação. Entre as localidades estão o Parque Tanguá, a Unilivre (Universidade Livre do Meio Ambiente) e o Araucária Acqua Park.

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil, Miss Universo, Miss Mundo e Mister Brasil. Formado em jornalismo pelo Mackenzie, passou por Redações da Folha e do UOL, além de assessorias e comunicação corporativa.
Contato ou sugestões, acesse instagram.com/defaixaacoroa e facebook.com/defaixaacoroa

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem