Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

História de escoteiro desaparecido vira podcast, na esteira do Caso Evandro

Ivan Mizanzuk dirige Pico dos Marins, que resgata história de garoto de 15 anos que sumiu em expedição

Menino trajando roupas de escoteiro
Marco Aurélio Simon, escoteiro desaparecido, que tem sua história relatada no podcast Pico dos Marins, do Globoplay - Divulgação/Acervo Pessoal
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Criador dos podcasts "O Caso Evandro", que virou série de TV, e "Altamira", Ivan Mizanzuk está de volta com mais uma história real de mistério, narrada em forma de podcast. O GloboPlay colocou no ar nesta sexta-feira, 4, os dois primeiros episódios de "Pico dos Marins: o Caso do Escoteiro Marco Aurélio".

A história remete a um caso ocorrido há 37 anos, que teve suas investigações reabertas em 2021. Na manhã do dia 8 de junho de 1985, Marco Aurélio Simon, um jovem de 15 anos, realizava com um pequeno grupo de escoteiros, liderado por Juan Bernabeu Céspedes, uma expedição ao cume do Pico dos Marins, uma das montanhas mais altas do estado e do Brasil, localizada na pequena cidade de Piquete, no interior paulista.

No meio do caminho, um dos rapazes afundou o pé em um lamaçal e precisou ser carregado até o ponto inicial da trilha. Entre inúmeras decisões duvidosas, o líder do grupo, e o único adulto entre eles, teria, então, autorizado Marco Aurélio a ir na frente direcionando os colegas, o que provocou o desaparecimento do rapaz.

O caso, que ganhou repercussão nacional é narrado com uma abordagem inédita dos fatos no por Marcelo Mesquita, com produção de Ivan Mizanzuk, além de contar com a participação da família do escoteiro, em especial o pai, Ivo Simon.

A produção começou a ser concebida em 2017, quando Mesquita estava em outro projeto como cineasta e, por acaso, teve contato com a história e se interessou por ela. Com o aval da família de Marco Aurélio, que deseja até hoje encontrar uma conclusão para o seu desaparecimento, Marcelo vem se debruçando sobre o inquérito, documentos inéditos a que teve acesso, e entrevistando pessoas relacionadas ao acontecimento.

"São quatro anos mergulhados nessa história e, quando o caso reabriu em 2021, acendeu em nós uma nova chama, uma esperança de trazer um desfecho para o desaparecimento do Marco Aurélio", destaca o autor.

As especulações sobre o destino de Marco Aurélio seguem um espectro amplo. Há quem diga que tenha visto o rapaz há pouco tempo, vivo, e há quem aponte que ele teria sido enterrado no terreno de uma casa na zona rural, próximo ao local do desaparecimento, o que gerou escavações pelas redondezas.

Para Mizanzuk, o mais desafiador e fascinante do caso Marco Aurélio é justamente a quase total falta de evidências que existem. "O que mais me surpreendeu é que esse caso funciona de um jeito curioso na nossa cabeça. Em um primeiro momento, parece ser um simples caso de desaparecimento. Mas você começa a olhar os detalhes, se angustia com a falta de respostas, e, quando vê, já está obcecado pela história. Como diz o próprio pai do Marco Aurélio, o seu Ivo, 'tudo é possível'", diz.

O COMEÇO DE TUDO

A narrativa tem início em junho de 1985, quando um menino de 15 anos desaparece durante um acampamento de escoteiros em Piquete (SP). A patrulha 240 dá a largada numa manhã de sábado para conquistar a montanha mais alta do estado de São Paulo. No entanto, os primeiros passos dessa jornada já eram incertos: em vez de seguir pela trilha que normalmente os montanhistas faziam, o líder do grupo, Juan Bernabeu, optou por guiar os meninos por uma estrada de terra, o que causou um atraso de mais de uma hora.

Quando os meninos chegaram à primeira parada, já apresentavam sinais de cansaço. Quando um dos integrantes afunda o pé no lamaçal, Juan observa que as condições já não estão mais favoráveis e organiza o retorno do grupo indicando que Marco Aurélio siga a trilha sozinho, em um local desconhecido, guiando a patrulha.

A partir desse momento, o guia quebra a regra básica do escotismo: jamais abandonar um dos integrantes do seu grupo.

"Tivemos acesso a documentos importantes, desde o diário do pai de Marco Aurélio às fitas de gravações de pessoas que ligavam pedindo dinheiro dizendo estar com o menino. No podcast, há uma série de elementos que nunca foram divulgados antes", diz Mesquita.

Pico dos Marins é uma produção original Globoplay, com produção da Trovão Mídia. A temporada tem 10 episódios e será dividida em duas partes, sendo a primeira com seis episódios.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem