Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione
Descrição de chapéu YouTube internet

A Copa do Casimiro tem audiência de fazer inveja a muitas TVs

Jogo inaugural foi visto por quase 1 milhão de espectadores simultâneos e, só no YouTube, atingiu 4,6 milhões em 24 horas

Imagem do troféu da Copa do Mundo, o narrador Luís Felipe Freitas e o YouTuber Casimiro
Casimiro e o narrador Luís Felipe Freitas apresentam imagens da cerimônia de abertura da Copa do Qatar para o TV Cazé, canal do YouTUbe - Reprodução YouTube / TV Cazé
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A transmissão da cerimônia de abertura da Copa do Qatar e o jogo inaugural, entre o time da casa e o Equador rendeu ao canal da LiveMode, Cazé TV, em sociedade com o jornalista e influenciador esportivo Casimiro Miguel, quase 1 milhão de espectadores simultâneos. Isso foi o pico da transmissão, somando o público do canal do apresentador no YouTube e da Twitch TV durante a exibição em tempo real.

Ao longo de 24 horas, esse único vídeo alcançou 4,6 milhões de visualizações, uma audiência que nem toda TV atinge. É uma plateia maior que a de José Luiz Datena e que nem a principal novela do SBT, "Poliana Moça", reúne hoje em um capítulo.

É verdade que o saldo contabiliza quem apenas passou por ali e quem ficou por uma ou duas horas sintonizado, mas é um montante considerável quando se compara a estrutura do TV Cazé com a de uma TV Globo, única detentora dos direitos na TV convencional aberta, que registrou média de 18,6 milhões de pessoas diante da insossa partida inaugural do mundial do Qatar.

A Globo também não disponibiliza as partidas completas no GloboPlay, que vem exibindo um jogo por dia, mas só para ser visto em tempo real. Já os duelos transmitidos pela TV Cazé permanecem no YouTube.

É preciso levar em conta também os vários recortes de jogo que Casimiro faz no YouTube, por meio do canal Cortes do Casimiro, todos com centenas de milhares de acesso. Casimiro irá transmitir 22 partidas da Copa do Qatar, incluindo todas do Brasil, semifinais e final, que será realizada no dia 18 de dezembro.

Dos jogos sobre os quais ele não tem direito de exibição, Casimiro pode disponibilizar de algumas imagens e usar esse material para comentários com sua equipe, que não é tão grande como a da Globo, mas bastante respeitável.

Juninho Pernambucano, que lá aparece como comentarista, é um sucesso no time, que inclui ainda o narrador Luis Felipe Freitas e os ex-jogadores Marcelo, Edmilson, Emerson, Gilberto e Júnior Baiano, além dos streamers Guilherme Beltrão, Bronx, Maciel e Pig, e o youtuber Ítalo Sena, todos no Brasil. No Qatar, a TV Cazé conta com os repórteres Isabella Pagliari, André Hernan, Alexandre Oliveira, Rafael Morientes e Jackson Pinheiro, mais os streamers Alan 'Estagiário' e Diogo Defante.

A comparação direta entre TV e internet tem uma série de imperfeições, o que não nos autoriza a mensurar, só pelas métricas de cada tela, a qual fração Casimiro corresponde de uma Globo.

De toda forma, os números disponibilizados pela TV Cazé e Cortes do Casimiro dão uma dimensão de seu tamanho, e ainda é preciso levar em conta que esses dados se referem a aparelhos conectados, mas um televisor sintonizado no YouTube, hoje, permite a presença de várias pessoas diante da tela, diferentemente da individualidade com que se consumia o portal de vídeos na sua origem, anos atrás.

É, portanto, uma conta mais complexa.

Certo é que nunca ninguém chegou tão próximo da máquina do Grupo Globo como figura independente. As partidas foram adquiridas para a internet pela LiveMode, que por sua vez entregou o pacote nas mãos de Casimiro. É a primeira vez que temos uma transmissão do mundial pelo YouTube.

A Band costumava ter menos de 1/3 do tamanho da Globo nas transmissões de Copa feitas em simultaneidade. No montante das cenas comentadas e transmitidas, Casimiro gera um engajamento de alto benefício para o mercado anunciante.

Tanto assim que a lista de patrocinadores das transmissões do jornalista nesta Copa fazem volume à altura dos seus números de audiência. A lista inclui meia-dúzia de marcas respeitáveis, outro conjunto que nem todo canal de TV tem, como Nubank, Coca-Cola, McDonalds, iFood, Unilever com Rexona e Clear, Estrelabet.

Além destes, a Vivo e a Brahma têm acompanhado toda a caminhada de Casimiro para a Copa. Não é pouca coisa nem um expediente a ser desprezado.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem