Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Série sobre João de Deus será narrada pelo olhar feminino

À coluna, Bianca Comparato fala sobre sua personagem, ajudante do falso médium, vivido por Marco Nanini

A atriz Bianca Comparato
Bianca Comparato durante a leitura de texto que serve como ensaio para série sobre João de Deus, coprodução do Canal Brasil - Ronny Santos/R2Press/Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Bianca Comparato e Karine Teles serão as irmãs Carmen e Cecília em "Os Últimos Dias de Abadiânia", série ficcional livremente inspirada em eventos reais que conta a história de duas irmãs que chegam à Abadiânia, cidade de João de Deus, interpretado por Marco Nanini, para conhecer o médium 17 anos antes de sua prisão.

Dirigida por Marina Person, a série é uma coprodução internacional independente de Ventre Studio, Coral Europa, Canal Brasil e TVI. A coluna antecipa uma imagem da leitura de texto, já em andamento, e alguma definição de conceito sobre a obra, a partir de uma de suas protagonistas e de seu roteirista, Léo Moreira.

"O que me atraiu nesse projeto foi a abordagem para contar a história da queda de João de Deus, mas pela perspectiva feminina. Através da personagem Carmem, uma guia da casa muito próxima a ele, o público vai acompanhar de perto a queda do império construído em Abadiânia", diz Bianca.

"Até o começo da série, a personagem está cega em relação aos relatos de abusos, mas aos poucos, vai entendendo o monstro que está ao seu lado. Ela chega a se perguntar a quem ela foi devota por todo esse tempo, a Deus ou ao Diabo? É sobre essa dúvida de Carmem e sua dificuldade de aceitar que ela não ajudou mulheres abusadas."

Segundo a atriz, "a obra é um thriller eletrizante e sem dúvida é uma grande personagem que vou interpretar."

FÉ E POLÍTICA

O roteirista e cocriador da série, Leo Moreira, ressalta a importância de a história ser retratada a partir do olhar das mulheres: "A série nunca é contada sob o ponto de vista do abusador, mas das sobreviventes que enfrentaram a rede de proteção e silenciamento que permitiu que esses abusos continuassem por tanto tempo."

Moreira sublinha que essa "é uma história, infelizmente, ainda muito relevante no Brasil, tanto pela perigosa associação entre fé e política, quanto pela cada vez mais frequente utilização de discursos morais e religiosos para acobertar estupros, misoginia, usurpação financeira e exploração sexual."

No elenco também estão Maria Clara Strambi como Ariane, e Antonio Saboia como Lindinho, além das atrizes portuguesas Ana Sofia Martins e Dalila Carmo.

João de Deus foi alvo de mais de 600 denúncias de abuso sexual, incluindo estupro e pedofilia. A equipe do Conversa com Bial, que trouxe as histórias à tona, já produziu um documentário sobre o personagem, disponível no GloboPlay, e a Netflix embarcou no mesmo tema para outra produção do gênero.

No enredo ficcional, as duas irmãs vividas por Comparato e Telles chegaram a Abadiânia 17 anos antes do escândalo envolvendo a revelação sobre os crimes do sujeito que prometia curas espirituais e atraiu a atenção de famosos de todas as áreas.

Uma das garotas vai ficar traumatizada com o procedimento, enquanto outra se tornará uma fiel seguidora do líder místico e vai se estabelecer em Abadiânia. A trama esquenta quando as irmãs se reencontram.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem