Eleições 2022: Tarcísio de Freitas desiste do Roda Viva
Fernando Haddad será o único entrevistado pelo programa, caso o adversário não compareça
A equipe do candidato ao governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), avisou a TV Cultura que ele não estará no Roda Viva de segunda-feira, 17 de outubro, quando dividiria uma edição com seu adversário, Fernando Haddad (PT). Cada um seria entrevistado sem a presença do outro durante metade do programa, pela mesma bancada de entrevistadores.
Segundo a Cultura, Freitas já havia se comprometido em comparecer à edição e havia até chamadas no ar.
A emissora ainda argumenta com o staff do candidato do Republicanos, apoiado por Jair Bolsonaro, na tentativa de persuadi-lo a ir ao programa. Se ele não comparecer, Haddad ocupará a sua metade, como foi combinado entre as duas campanhas.
Confira o comunicado enviado pela Cultura:
"A campanha de Tarcísio de Freitas (Republicanos) procurou a TV Cultura para comunicar a decisão de não participar de outros eventos jornalísticos no segundo turno das eleições 2022 além dos debates na Band, ontem (10/10), e na Rede Globo, no próximo dia 27/10.
Assim, o candidato não participaria do Roda Viva Especial com os dois candidatos ao segundo turno da eleição para o Governo do Estado de São Paulo, na próxima segunda-feira, dia 17 de outubro. A campanha do candidato afirma que a mesma decisão foi adotada em relação a eventos previstos por outros veículos de comunicação.
A equipe de Tarcísio ainda recusou a proposta feita pela TV Cultura de realização do Roda Viva Especial em pool com os veículos de cujos eventos o candidato também decidiu não participar.
A participação no Roda Viva do dia 17 de outubro, com os dois candidatos eleitos para o segundo turno, foi acordada com os cinco concorrentes ao Governo de São Paulo que estiveram no debate em pool promovido pela TV Cultura, Folha de S. Paulo e UOL, no primeiro turno, no dia 13 de setembro.
A aceitação da participação no Roda Viva foi incluída entre as cláusulas do debate no primeiro turno, que foram acordadas e assinadas pelas campanhas dos cinco candidatos. Ao final do debate, inclusive, o mediador Leão Serva anunciou o Roda Viva com a participação dos dois candidatos que estivessem no segundo turno das eleições.
Desde aquela oportunidade, foram realizadas reuniões para organização do Roda Viva Especial e as campanhas assinaram o documento com as regras do encontro, que prevê quatro blocos em revezamento entre os candidatos, além de mais um bloco com considerações finais.
A TV Cultura entende que essa decisão limita a possibilidade do eleitor paulista conhecer as propostas e programas de governo dos candidatos. Por isso, enviou correspondência ao candidato Tarcísio de Freitas para que reconsidere a decisão de sua assessoria e participe do Roda Viva Especial na próxima segunda-feira, dia 17 de outubro."
Comentários
Ver todos os comentários