Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Série gravada durante a pandemia expõe a exaustão de profissionais de saúde

No Globoplay, 'Retratos de uma pandemia' traz cenas de UTI e depoimentos de quem estevena linha de frente

Série de saúde gravada durante a pandemia de Covid
Imagem de médico exaurido durante a pandemia de covid para a série 'Retratos de uma Pandemia', coprodução do Hospital Albert Einstein com a Cine Group - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Disponível no Globoplay, a série "Retratos de uma Pandemia: Na linha de frente do combate à Covid-19", traz cenas inéditas da exaustiva rotina enfrentada por profissionais de saúde ao longo de quase dois anos, durante os dias mais críticos da Covid-19 no Brasil.

Equipes de documentaristas estiveram na linha de frente dos hospitais públicos e privados administrados pelo grupo do Hospital Albert Einstein e revelam na produção os bastidores do maior desafio de saúde pública dos últimos cem anos, em cinco episódios de maia hora cada um.

A supervisão artística e de conteúdo é de Eduardo Rajabally ("Um Presente à Prova de Futuro"). "Esse projeto é relevante e inédito. Temos um ponto de vista privilegiado de entender como tudo se passou dentro de hospitais de referência nos sistemas público e privado", diz Rajabally.

"Ele tem o caráter de reflexão, de discussão, do ponto de vista da ciência, do trabalho dos profissionais da saúde, das sequelas emocionais e psicológicas dessas pessoas."

O material foi levado à produtora CineGroup, que viu nesse conteúdo a chance de documentar o sofrimento daqueles dias, em especial para esse exército da saúde que tomou a linha de frente da crise sanitária. "Para nós foi algo que brilhou os olhos quando recebemos essa proposta e pegarmos o material bruto para produzir uma série audiovisual com essa característica de broadcast", atesta Luciana Pires, sócia-diretora da CineGroup.

"O Einstein teve uma iniciativa vanguardista em registrar e tornar público o que foi o trabalho dentro dos hospitais. É uma pandemia, algo que vivemos há 100 anos com a gripe espanhola, então é um período que precisa ser documentado. Ver isso agora e no futuro vai ser magnífico", afirma.

Foram mais de dois anos de filmagens cobrindo as três grandes ondas da pandemia, divididos em 70 diárias de gravação no Hospital Municipal M’Boi Mirim (Dr. Moysés Deutsch), no Hospital Municipal Vila Santa Catarina (Dr. Gilson de Cássia Marques de Carvalho), na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Campo Limpo, além do hospital municipal de campanha montado no estádio do Pacaembu, em São Paulo, e das unidades Einstein do Morumbi, em São Paulo, e em Goiânia.

O documentário reconstrói um cenário composto por falta de oxigênio, excesso de pacientes intubados, insegurança dos profissionais de saúde (agravada pela distância de seus familiares), fake news, saúde mental em declínio, sofrimento, morte, cuidado, esperança, humanização, ciência, vacinas e novas variantes.

É um material valioso e necessário para que não se apague o sofrimento de dias tão recentes, e já ameaçados de serem arrefecidos pela memória das pessoas, até por remeter à dor daqueles dias e às sequelas que ainda latejam. Mas a produção alcançaria uma plateia maior se fosse mais condensada.

Os cinco episódios acabam reprisando situações e depoimentos com certa similaridade, podendo perfeitamente caber em três capítulos. No tamanho em que está, corre o risco de alcançar mais a própria bolha dos protagonistas de saúde, do que a massa de pessoas desafiada a ficar em casa durante o confinamento e a se vacinar contra esse mal.

"Retratos de uma Pandemia: Na linha de frente do combate à covid-19" é uma obra independente com realização do Einstein e coprodução Vbrand e Cinegroup.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem