Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione
Descrição de chapéu twitter

Brasil é o país que mais tuíta sobre futebol

Abastecido pelas transmissões e mesas de TV, assunto provoca alto engajamento

Sao Paulo, SP, BRASIL, 03-04-2022: Final do Campeonato Paulista de Futebol 2022 entre Palmeiras e Sao Paulo no Allianz Parque. Gustavo Gomes atinge Calleri (Foto: Eduardo Knapp/ Folhapress, ESPORTES). - Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em 2021, o esporte foi o terceiro assunto mais comentado no Twitter, somando mais de 321 milhões de tuítes. O alto poder de engajamento do segmento, naturalmente, está diretamente relacionado às telas, que reverberam cada competição, por meio de transmissões e mesas redondas na TV e no streaming.

"O Brasil foi o país que mais tuitou sobre futebol no ano passado e não é à toa que só neste primeiro semestre de 2022 já foram mais de 71 milhões de tuítes sobre o esporte, tudo isso antes do evento mais esperado do futebol mundial", comenta Camilla Guimarães, líder da área de pesquisa do Twitter Brasil, ao falar sobre as expectativas para a Copa do Mundo do Qatar.

Em levantamento inédito com a GWI, o Twitter informa que 93% das pessoas se dizem fãs de Copa do Mundo, aquele futebol que até quem mal sabe identificar o árbitro em campo gosta de acompanhar.

Ainda de acordo com o levantamento, o Twitter tem 53% dos interessados pelo mundial como fanáticos, índice 23% maior do que nas outras plataformas. "É uma experiência imersiva acompanhar as partidas pelo Twitter. Deixamos de ser só espectadores, para comentar, vibrar e brincar com outros milhões de torcedores que aguardam há quatro anos por esse momento", explica Camilla.

Em 2018, ano da Copa da Rússia, o Brasil foi o país que mais tuitou sobre o evento no mundo e entre os temas que as pessoas mais falaram estavam os grandes momentos históricos, as opiniões sobre jogadores e clubes, além do orgulho por suas nações, tudo salpicado por um festival de memes.

O time de quem acredita que o Twitter melhora a experiência de assistir aos jogos do evento alcança 73% dos presentes na rede de microblogs, a mais eficiente no engajamento em tempo real, fator decisivo para a TV e para as competições ali comentadas.

O conteúdo que não pode ser encontrado em nenhum outro lugar é o principal motivo apontado pelos fãs de futebol para a preferência: 76% das pessoas que usam o Twitter no Brasil concordam que o serviço tem conteúdos únicos, que não estão em outras redes. "Seja tuitando um lance imperdível, compartilhando e rindo dos memes, abrindo um Espaço pós jogo para alcançar ainda mais pessoas, se juntando a uma comunidade com quem é tão fanático quanto você, acompanhando os destaques nos Moments ou interagindo com atletas e jornalistas, é no Twitter que as conversas estão acontecendo, em tempo real, mostrando toda a energia, emoção e criatividade dos fãs", complementa a executiva.

O levantamento foi realizado pelo Twitter, em parceria com a GWI, com mais de 6 mil pessoas em 6 diferentes mercados, incluindo o Brasil, entre março e abril de 2022.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem