Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

HBO lança série sobre a história da propaganda no Brasil

Enredo acaba por narrar transformações da sociedade por meio da publicidade

Wandi Doratiotto e Arthur Kohl em filme publicitário da Brastemp
Wandi Doratiotto e Arthur Kohl em comercial de 2018 que homenageava a série 'Não é Nenhuma Brastemp', criada na década de 1990 por Ricardo Freire na agência Talent - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Com consultoria de Washington Olivetto e Eco Moliterno, e direção-geral de João Daniel Tikhomiroff, a HBO põe no ar na terça-feira (24), às 21h10, o primeiro de cinco episódios da série "30 Segundos", um delicioso mapeamento da história da propaganda brasileira ao longo de cinco décadas. O enredo acaba por contar, por meio da publicidade, as transformações ocorridas na sociedade brasileira nesse período.

Das garotas-propaganda da TV ao vivo até as profundas mudanças operadas pela chegada da internet, o enredo ouve uma série de especialistas no assunto, como Carlos Moreno, Fernando Meirelles, Luiz Fernando Guimarães, Nizan Guanaes, Roberto Justus, Roberto Duailibi, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, Silvio de Abreu, Eduardo Fischer, Ricardo Freire, Fábio Fernandes, e outros tantos, além do próprio Olivetto e do diretor da série, Tikhomiroff.

A produção acompanha a falta de recursos inicial e a censura nos anos 1970, o otimismo, a jovialidade e os padrões dos anos 1980, os bordões que entraram para história nos anos 90 e a união da TV e internet a partir do final da década de 2000.

Na quarta-feira (25), a HBO disponibilizará quatro dos cinco episódios por sua plataforma sob demanda, a HBO Max.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem