Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione
Descrição de chapéu Rússia

'Vim porque eu não me sinto velho', diz Lucas Mendes, da Ucrânia

Âncora do Manhattan Connection relança programa no canal My News

Lucas Mendes para a estreia do Manhattan Connection no My News
Lucas Mendes chega a Varsovia para a estreia do Manhattan Connection no My News diretamente da Ucrânia - My News
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Diretamente de Liviv, Lucas Mendes relançou o Manhattan Connection ao vivo, pelo canal My News, via YouTube, na noite desta quinta-feira (31), pelo fuso de Brasília. Pelo horário ucraniano, segundo o âncora, eram "2h30 da manhã". Diogo Mainardi, que se despediu do Manhattan em maio de 2021, ainda na TV Cultura, participou desse retorno diretamente de Veneza, como acontecia quando era do elenco fixo do Manhattan.

Mainardi foi apresentado no My News como "convidado especial". A princípio, não está prevista a volta do jornalista ao programa. Embora Lucas o quisesse de volta, Mainardi tem outros planos com O Antagonista, seu site. Ele se afastou do Manhattan por pressão do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta, após fazer um xingamento no ar e se recusar a pedir desculpas.

O novo estúdio em Nova York foi apresentado nas presenças de Caio Blinder e Mara Luquet, sócia-fundadora do My News.

"Você está muito mais bonito aqui do que na GloboNews", brincou Luquet com Mendes. Mineiro radicado em Nova York há mais de 40 anos, o jornalista viajou até Varsóvia, na Polônia, e de lá entrou em Liviv. O âncora avisou que estava no ar em um horário em que as sirenes costumam disparar para possíveis toques de recolher em função de bombardeios.

"Se isso acontecer, eu vou ter que sair daqui", alertou. Não foi preciso. Ao longo da conversa ao vivo, foram exibidos trechos de reportagens gravadas por ele em Liviv, dando um breve panorama da rotina atual na cidade ucraniana e da guerra da informação e desinformação embutida no conflito com a Rússia.

Antes de entrar ao vivo, em vídeo previamente gravado, Lucas contou que seus amigos lhe perguntaram se ele não estaria velho para uma missão como esta, de desembarcar em um país em guerra. "Mas eu vim pra cá porque eu não me sinto velho", avisou.

Além de debaterem sobre Ucrânia, o quarteto falou sobre a crise institucional da Petrobrás e os sucessivos aumentos no custo do combustível. Expert em economia, Mara Luquet deu uma aula sobre o assunto.

HISTÓRICO

O Manhattan Connection nasceu no canal GNT, em 1993, tendo se transferido para a GloboNews em 2011 e para a Cultura em janeiro de 2021. Lucas Mendes e Caio Blinder são os remanescentes do elenco original.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem