Zapping - Cristina Padiglione

'Além da Ilusão' estreia com menor audiência do horário em dez anos

'Nos Tempos do Imperador' teve pior média na soma de todos os capítulos

Em cena, Elisa (Larissa Manoela) e Matias (Antonio Calloni) - Divulgação/Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Campinas

"Além da Ilusão" estreou na segunda-feira (7) com 18,1 pontos de média no Ibope na Grande São Paulo. A audiência ficou abaixo dos índices registrados pelo primeiro capítulo de sua antecessora, "Nos Tempos do Imperador", que marcou 19,1 pontos de média. E foi o menor placar de estreia de uma novela das seis na Globo em dez anos.

Segundo dados da Kantar Ibope, "Além da Ilusão" foi sintonizada por 32% dos televisores ligados no horário na região. Durante a exibição da novela, 59% das TVs estavam ligadas.

Segundo levantamento do site Notícias da TV, o resultado representa a segunda pior audiência de estreia de uma novela das seis, atrás apenas de "Lado a Lado", que foi ao ar em setembro de 2012 e começou com 18,0 pontos, mas acabou levando o Emmy Internacional de melhor novela daquele ano. O enredo era assinado por João Ximenes Braga e Cláudia Lages e conquistou o público ao longo da história,

Nesse ranking, a novela da vez, assinada por Alessandra Poggi, ocupa agora o segundo lugar entre os piores ibopes de estreia de novelas das seis na Globo. Em terceiro, vem "Flor do Caribe" (2013), de Walther Negrão, que estreou com média de 18,5 pontos em São Paulo.


Confira as piores audiências de estreia na faixa das seis na Globo:

Lado a Lado ​(setembro de 2012) - 18,0 pontos

Além da Ilusão (fevereiro de 2022) - 18,1 pontos

Flor do Caribe (março de 2013) - 18,5 pontos

Nos Tempos do Imperador (agosto de 2021) - 19,1

Dados do Kantar Ibope na Grande São Paulo


Com saldo de 16,8 pontos em São Paulo, como informa o Notícias da TV, "Nos Tempos do Imperador" teve a pior audiência de uma novela das seis na média total, do primeiro ao último capítulo, fato que certamente pesa no placar de sua sucessora.

Mas, de modo geral, a Globo enfrenta recordes negativos em seus três horários de novelas inéditas, o que requer um diagnóstico mais amplo, como os hábitos de ver TV e vídeos por meio de serviços de streaming.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem