Globo perde a liderança para a Band na final da F1
Ex-detentora dos direitos de transmissão do evento ficou para trás no GP de Abu Dhabi
Se audiência de TV equivalesse a corrida de Fórmula 1, a Globo teria perdido por segundos a liderança de público na manhã deste domingo (12), quando o placar marcou 5,8 pontos para a Band, ante 5,5 para a Globo na Grande São Paulo, maior mercado publicitário do país.
A derrota, ainda que tenha sido mínima, acusando apenas três decimais de diferença nos índices aferidos pela Kantar Ibope, tem relevância pelo fato de ter sido para a Band, emissora que normalmente ocupa o 4º lugar no ranking da TV aberta, e por ter se consumado com um evento que pertenceu à Globo por mais de 40 anos.
A Band estreou na F1 em abril, multiplicando seus índices e apontando preocupação para Record e SBT, mas ainda não para a Globo naquele princípio. O cerco foi se apertando ao longo de uma temporada emocionante, corroborada pelas performances de engajamento demonstradas por Lewis Hamilton, que no GP de São Paulo até se cobriu com a bandeira verde e amarela.
Nesta final, com o GP que levou Max Verstappen à vitória, após uma corrida repleta de controvérsias e ainda sob alvo de contestações dos adversários, a Band provou que a F1 ainda tem largo fôlego de audiência e faturamento.
Ao bancar a compra dos direitos de transmissão do evento, a rede dos Saad carregou para os seus quadros alguns nomes já conhecidos pela cobertura da F1 na Globo, como Reginaldo Leme e Mariana Becker.
A corrida foi ao ar das 10h03 às 11h34, faixa em que a Globo exibia o Esporte Espetacular e parte do filme "X-Man - Dias de um Futuro Esquecido". No horário, a Record ficou com 3,9 pontos, em 3º lugar, e o SBT, com 3,5 pontos, na 4ª posição.
A coluna apurou ainda que a participação da Band no universo de aparelhos ligados, o chamado share, também superou a fatia alcançada pela Globo no horário, com um placar de 17,8% x 16,9%.
Cada ponto na Grande São Paulo equivale a 205.377 pessoas
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