Zapping - Cristina Padiglione

TV Cultura cria vinheta em homenagem a Sérgio Mamberti

Vídeo animado traz Dr. Victor: canal terá programação especial

Nino, vivido por Cássio Scapin, um menino de 300 anos, vindo de uma grande dinastia de feiticeiros e seu tio Victor (Sérgio Mamberti), personagens do Castelo Rá-Tim-Bum, apresentado pela TV Cultura
Sérgio Mamberti como Dr. Victor, ou Tio Victor, para Nino (Cássio Scapin) no 'Castelo Rá-Tim-Bum' - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Produtora do personagem mais conhecido de Sérgio Mamberti, que morreu nesta sexta (3), aos 82 anos, a TV Cultura criou uma vinheta animada com um adeus ao ator que deu vida ao inesquecível Tio Victor, ou Doutor Victor, na série "Castelo Rá-Tim-Bum", de 1994.

Na noite desta sexta, às 23h, a Cultura leva ao ar uma edição que traz Mamberti como protagonista do "Persona", programa de Atílio Bari, que homenageia atores, diretores e dramaturgos, com uma entrevista em que o artista é convidado a revisitar sua carreira e recebe depoimentos de colegas sobre a sua obra.

Gravado em 2015, quando o ator tinha 76 anos de idade e 53 de carreira, Mamberti relatou passagens de sua trajetória e dos cerca de 80 trabalhos que marcaram a história do teatro, da televisão e do cinema. Os entrevistadores são os atores Tadeu di Pietro e Pascoal da Conceição, o doutor Abobrinha do "Castelo".

Na sequência, a emissora pública leva ao ar uma edição do "Teatro 2" com a peça "Caso Clínico”, com Mamberti e Nathalia Timberg, com adaptação e direção de Antunes Filho.

Esse é um encontro que remete também à parceria dos dois, Mamberti e Nathalia, em outro papel memorável do ator: Eugênio, o mordomo de Tia Celina na novela "Vale Tudo" (1988-89), de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione, 50, é jornalista e escreve sobre assuntos relacionados à televisão. Ela cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Ela passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016), entre outras publicações. Ela também tem o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br), hospedado no site da Folha.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem