Zapping - Cristina Padiglione

Com recorde histórico, BBB 20 descarta fraude na votação

Emissora diz que cruzamento de dados e cadastro ajuda manter lisura da votação

Manu, Prior e Mari estão no décimo paredão - Globo

Na tarde desta terça-feira (31), bem antes de o BBB 20 entrar no ar para um paredão disputadíssimo entre Mari, Manu e Prior, Tiago Leifert apareceu na tela da Globo para avisar que o páreo do dia havia motivado já 1 bilhão de votos. Foi recorde histórico na trajetória do reality show, não só no Brasil, mas no mundo.

Foram exatos 1.532.944.337 votos, sendo 56,73% desse total para saída de Felipe Prior contra 42,51% de Manu Gavassi. Mari teve apenas 0,76% dos votos.

A organização de torcidas, memes e afins nas redes sociais, em especial no Twitter, concentrou em Manu e Prior um reflexo da polarização que divide o país em outros assuntos. O duelo, aliado à votação recorde, mais uma vez levantou suspeitas das torcidas sobre o uso de robôs por internautas que tentam trapacear no placar final.

A Globo negou que isso seja possível. À coluna afirmou que “o sistema de votação utilizado no Big Brother Brasil e demais reality shows da Globo possui mecanismos de segurança e de monitoração”.

Segundo a emissora, as “equipes de tecnologia também acompanham o funcionamento do sistema de votação durante todo o período em que o paredão fica aberto”, sem indício “de votos realizados por robôs ou outros mecanismos de fraude”.

A repercussão do anúncio do número histórico de votos rapidamente incendiou ainda mais as redes sociais, emplacando dois termos nos Trending Topics mundo do Twitter e dez termos nos TTs Brasil, totalizando 1,8 milhão de depoimentos que comemoravam o recorde do formato do Big Brother, batido pela versão brasileira do reality show. Tudo isso, antes que a noite chegasse.

RECORDE

Por falar em Trending Topics, o Roda Viva esteve no topo do ranking do Twitter na noite de segunda-feira (30) com o biólogo Atila Iamarino, pela TV Cultura. Foi uma aula sobre a Covid-19, com 1,8 ponto de audiência, a melhor do programa desde a entrevista de Jair Bolsonaro ainda em 2018 (2,3), quando ainda era candidato à presidência.

No YouTube, a edição com o biólogo ultrapassou 1,5 milhão de visualizações em menos de 24 horas.

TROFÉU

Premiada pelo Emmy Internacional, “Malhação: Viva a Diferença”, de Cao Hamburger, volta ao ar nesta segunda-feira (6) e vale como aquecimento para sua continuação, já gravada por Manoela Aliperti, Heslaine Vieira, Ana Hikari, Daphne Bozaski e Gabriela Medvedovski, que chega ainda este ano ao Globoplay.

NOSTALGIA

Malvada em “Fina Estampa”, Christiane Torloni achou acertada a escolha pela novela de 2011 neste momento. “Como o brasileiro está assustado, acuado, com medo, angustiado, nada melhor que ter uma boa comédia exibida novamente. A trama já está no coração do brasileiro”, diz. E avisa: “Fique em casa”.

Tereza Cristina ( Christiane Torloni ) - João Miguel Júnior/Globo

AUDIÊNCIA

11 pontos
teve o Combate ao Coronavírus em 2 semanas, 38% acima do normal

20 pontos
teve a estreia da reprise de Novo Mundo, 6 a menos que ‘Éramos Seis’

A BOA DO DIA

Saudades de Caco Antibes? Cinema Especial exibe ‘Sai de Baixo’, o Filme
Globo, às 22h40

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione, 50, é jornalista e escreve sobre assuntos relacionados à televisão. Ela cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Ela passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016), entre outras publicações. Ela também tem o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br), hospedado no site da Folha.

Final do conteúdo

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem