Cabelo, Make & Mais

Saiba como renovar o batom vermelho com inspirações das passarelas e das famosas

Versão 2018 do clássico inclui opções mais despojadas e variações de tom

Opção cremosa com tons vibrantes é um clássico que pode ser reinterpretado
Opção cremosa com tons vibrantes é um clássico que pode ser reinterpretado - Fotolia
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ele é o tiro certo na hora da dúvida, aquele recurso que levanta a beleza de qualquer produção. Não sai de moda, não sai da bolsa, imprime elegância seja qual for a tendência da estação. Mas, não se engane. O batom vermelho, mesmo sendo um clássico, também passa por atualizações. Em sua versão 2018, pode aparecer cremoso, com bordas meio borradinhas ou até em versão translúcida. Com você, as apostas mais certeiras para renovar sua boca vermelha de todas as temporadas.

Com cobertura seca e apagadinha
O visual fica fresco, moderno —e ainda mais leve se vier combinado a poucos complementos, como blush delicado e pouca máscara para cílios. Nesta produção recente de Jessica Biel, o segredo foi passar um batom-balm vermelho nos lábios e finalizar com pó matificante (os dois produtos fazem parte de um estojo edição limitada da Chanel, o Poudre à Lèvres). Você pode obter um resultado parecido aplicando batom cremoso e removendo o excesso com blotting paper, aquela folhinha de papel que serve para tirar o brilho da pele.

Sem contorno muito definido
Em vez de perfeitamente desenhado, ligeiramente desfeito. Quando o batom vermelho apresenta esse tipo de finalização, ganha um quê meio selvagem e sedutor. Foi o que acontecem no desfile outono inverno 2018 da Erdem, na maquiagem feita com o batom Ottoman, da Nars (modelo à esquerda na foto). “A moda é suavizar os contornos”, me explicou o maquiador Saulo Fonseca durante uma conversa que tivemos sobre jeitos modernos de usar batom vermelho. “Isso deixa a maquiagem mais natural, mais orgânica, mesmo quando a boca tem uma cor impactante.”

No tom cereja
O vermelho mais escuro, com um quê de cereja madura, é aquele tipo de cor que vai bem em qualquer tom de pele —e que fica elegantíssimo em praticamente todas as situações. Ele está super em alta nos tapetes vermelhos —foi, por exemplo, o escolhido de Gal Gadot para participar do Oscar 2018 (a nuance é a Bombshell Red, da Revlon). Para ficar com aspecto contemporâneo, a maquiagem feita com batom cereja pede cores discretas nos complementos, como beges, pêssegos e marrons. “E fica com uma pegada ainda mais atual se vier acompanhada de sobrancelhas grossas, bem naturais”, comentou Saulo em nossa troca de ideias.

Acompanhado por iluminador
Mesmo o vermelho mais clássico, como é o caso do utilizado no desfile outono inverno 2018 da grife britânica Alexander McQueen, pode ganhar um ar moderno dependendo da companhia com a qual anda. No caso, com um iluminador perolado e extra cintilante que dá um efeito bem etéreo quando aplicado em todo o contorno do olho. Ah, também é tendência pular a máscara para cílios nesse tipo de “look”. Mas se você não vive sem ela, pelo menos use uma versão do produto que dê uma cobertura mais leve.

Puxando para o laranja
O radar-tendências alerta: os tons alaranjados prometem voltar em breve à moda. E já que essa onda laranja está logo ali na esquina, escolher um batom vermelho que seja aberto e quente passa a ser uma ótima opção. Para se inspirar: o batom desfilado pela Blumarine na passarela primavera-verão 2018 (a cor é a Feels So Grand, da MAC Cosmetics).

Mas se nenhuma dessas ideias te seduziu...
...faça a Angelina Jolie e assuma um batom vermelho cremoso e com acabamento mais para o brilhante. Não tem nada de muito moderno, é fato —principalmente se surgir combinado a outros elementos clássicos. Mas se você “limpar” delineador e cílios postiços e harmonizar com pele bem acabada e um nadinha de máscara, dará uma boa atualizada no resultado.

Cabelo, make & mais

Maria Cecília Prado (@mceciliaprado) é jornalista especializada em beleza, lifestyle e consumo. Foi editora nas revistas "Elle", "Claudia" e "Estilo" e escreveu o livro a "Beleza dos Signos". Atua como consultora, desenvolve conteúdos customizados e coordena o site "Beauty Editor", referência em tendências, notícias de beleza e reviews de produtos.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem