Cabelo, Make & Mais

Penteados decorados: O melhor jeito de pentear e quais acessórios usar

Como adaptar a tendência de beleza da passarela para a vida real

Confira alguns penteados feitos com acessórios da passarela para vida real
Confira alguns penteados feitos com acessórios da passarela para vida real - Divulgação / Valerie Macon/AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cada vez que vejo um lindo penteado decorado surgindo nas passarelas, fico dividida entre um impulso e uma dúvida. O impulso: fazer algo parecido correndo. Arrematar um coque ou trança com um acessório poderoso tem um efeito muito sedutor. A dúvida: como usar tiara ou presilha de uma maneira elegante, sem deixar a produção cafona?

Com uma nova leva de cabelos glamourosos cintilando em tapetes vermelhos recentes e nos primeiros desfiles outono inverno 2018, o desejo de investir no visual está de volta. Mas, antes de adotar o estilo, resolvi me garantir trocando ideias com dois cabeleireiros feras no assunto, Diego Américo e Edu Hyde.

A seguir, alguns segredos dos especialistas para o resultado ser um sucesso.

TEXTURA

Lave bem e use o mínimo de condicionador possível, aconselha Edu Hyde. Esse é o primeiro truque para os fios terem movimento e não ficarem pesados. Modele com escova e enrole as mechas com bobes de velcro enquanto faz a maquiagem (ajuda a manter o volume).

Antes de prender, borrife, à distância com xampu seco, o que deixa os fios ainda mais volumosos. Chacoalhe o cabelo e penteie com as mãos para remover o excesso de produto. Por fim, ao terminar de prender, finalize com jatos de spray com fixação média. Garante a durabilidade sem engessar o visual.

FORMATO

Cabelo muito estruturado e acessórios? Não dá certo. Fica princesa demais. O interessante é trabalhar o penteado de uma maneira mais desconstruída, com mechas torcidas, volume e forma um pouco desabada.

Fica mais fresco e mais moderno, garante Edu Hyde. Em tempo: também vale mixar acessórios com cabelo solto. Nesse caso, continua valendo a proposta de usar os fios com um pouco de textura e volume.

ACESSÓRIO

Os que estão em alta são os maximalistas, como os apresentados na passarela da marca americana GBGH Jewelry (para a qual Edu Hyde produziu os penteados). Já os acessórios de tamanho menor podem ser usados em grande quantidade para garantir o efeito over.

O acabamento? Valem todos, garante Diego Américo. Se optar pelos de metal ou de pedras, escolha peças bem opulentas, elas enriquecem o resultado. E se tiver dúvida sobre o formato, anote: design retrô é sempre adequado para esse tipo de visual.

COM QUE USAR

Para acompanhar penteados decorados, Diego Américo indica uma maquiagem leve, iluminada, sem tons impactantes ou detalhes exagerados (cílios postiços over e sobrancelhas muito marcadas se encaixam na categoria a evitar). É fã de ousadias fashion? Siga o exemplo da grife francesa Zadig Voltaire. Escolha um maxi brinco para compor a produção de moda.

E SE AINDA TIVER DÚVIDAS ...

Saiba que decorações básicas, com uma pegada anos 1990, também estão dando as caras na passarela. No "look" de beleza da marca PrabalGurung, o coque nó com pontas desfiadas veio coadjuvado por uma singela tiara de dentes. Mais limpo, impossível. E mais atual, também.


Cabelo, make & mais

Maria Cecília Prado (@mceciliaprado) é jornalista especializada em beleza, lifestyle e consumo. Foi editora nas revistas "Elle", "Claudia" e "Estilo" e escreveu o livro a "Beleza dos Signos". Atua como consultora, desenvolve conteúdos customizados e coordena o site "Beauty Editor", referência em tendências, notícias de beleza e reviews de produtos.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias