Biblioteca da Vivi

Com uma linguagem próxima à da internet, livro coletivo de poesia tem improvável êxito

Sucesso 'Textos Cruéis Demais' ganha versão sobre amor

Igor Pires organizador de "Textos Cruéis Demais para Serem Lidos Rapidamente" durante a 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no Anhembi
Igor Pires organizador de "Textos Cruéis Demais para Serem Lidos Rapidamente" durante a 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no Anhembi - Felipe Ramos/Brazil Photo Press/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

​A fórmula que aposta em textos íntimos curtos, alternados com outros mais longos e ilustrações deu certo.

Tanto que o sucesso “Textos Cruéis Demais para Serem Lidos Rapidamente”, do coletivo TCD, ganhou uma segunda versão. Com o complemento “Onde Dorme o Amor”, o livro acaba de ser lançado, também com organização de Igor Pires.

Pode parecer estranho, mas se trata de poesia que agrada às massas (sim, ainda existe). E o crédito é de Pires e mais duas escritoras, Letícia Nazareth e Malu Moreira. Eles assinam os poemas juntos.

Mas apenas no fim do livro. O final de cada texto não leva assinatura: para que tenham caráter universal.

“Três pessoas que buscam respostas para a cura e o perdão. Mas o importante é primeiro perdoar a si mesmo”, afirma Pires –que não esperava a aceitação.

“As pessoas se conectam. E somos um coletivo com esse caráter. Queremos nos sobressair como um grupo.”

Um dos primeiros textos incorpora bem a ideia do livro: “que o universo não me perdoe por tentar com tanta força tentar ser feliz”.

Mais para o fim, outro soa atual. “Como é possível você ter ido embora num domingo de carnaval mas meu coração ainda sambar toda vez que ouço sua voz”.

Biblioteca da Vivi

Vivian Masutti, 35, é jornalista formada pela Cásper Líbero e bacharel em letras (português e francês) pela USP (Universidade de São Paulo), onde também cursou a Faculdade de Educação e obteve licenciatura plena em língua portuguesa. No Agora, é coordenadora da Primeira Página.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem