Biblioteca da Vivi

Ilustrado por Paulo Caruso, livro de Ulisses Tavares dá dicas bem-humoradas a velhinhos

'O livro é acessível e tem um linguajar bem simples', diz autor

Biblioteca da Vivi - DaHora - Engate uma 3ª e Vá em Frente - Vivian Masutti
Capa do livro "Engate uma 3ª e Vá em Frente" - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aos 68 anos, o escritor Ulisses Tavares faz uma descontraída homenagem à terceira idade no livro “Engate uma 3ª e Vá em Frente”, ilustrado por Paulo Caruso -e que teve o lançamento de sua terceira edição no 45º Salão Internacional de Humor de Piracicaba.

“É um livro bem-humorado, mas não de humor”, avalia Tavares. Na obra, “escrita por velhinho para velhinhos”, ele lança mão de um estilo ácido para tratar de assuntos importantes. “No meu livro eu não digo que o netinho pode tudo, pelo contrário. Nele, tem que ir cedo para a cama porque o vovô precisa tomar remédio e dormir”, conta ele.

Foi colhendo as próprias experiências também que o humorista criou uma palestra voltada para esse público. “É praticamente um show de stand-up comedy. E eles adoram, porque trato de coisa séria também. Falo, por exemplo, da importância de lavar o pênis para prevenir o câncer”, afirma (segundo especialistas, a falta de higiene pode levar à amputação do órgão).

Lançado de forma independente (editora UTI) e à venda em “sebos, feiras livres e bancas de jornal”, o livro custa R$ 20 e também pode ser adquirido na unidade Vila Madalena da Livraria da Vila e online no site de Poeta Ulisses Tavares

“O livro é acessível e tem um linguajar bem simples, mas a pessoa tem de saber ler. Senão, é igual dar dentadura a banguela”, avalia Tavares, citando a falta de leitura no dia a dia do brasileiro. “O jovem não sabe ler e o velho já desistiu”, conclui.

Após dicas sobre paquera virtual e outras formas modernas de curtir a vida, ele elenca os “dez mandamentos dos velhinhos 21”, como “primeiro eu, depois eu, depois o resto”, “o passado já passou” e, principalmente, “o tesão não acaba nunca”.

“A capa do livro mostra que a Rita Lee e os Rolling Stones fizeram dos 70 anos uma grande brincadeira”, encerra Caruso.

Biblioteca da Vivi

Vivian Masutti, 35, é jornalista formada pela Cásper Líbero e bacharel em letras (português e francês) pela USP (Universidade de São Paulo), onde também cursou a Faculdade de Educação e obteve licenciatura plena em língua portuguesa. No Agora, é coordenadora da Primeira Página.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias