Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Bate-Papo na Web

Gerenciadores de senha são opção contra golpes em contas bancárias

É praticamente impossível decorar inúmeras combinações seguras

Aplicativo de banco
Aplicativo de banco - William Mur
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na coluna da semana passada, falei sobre o novo golpe da “limpa” na conta bancária em celulares furtados –que criminosos conseguem aplicar por causa da velha mania de deixar senhas salvas em arquivos, emails e blocos de notas, pelo menos em parte dos casos, segundo a polícia. O leitor Murilo, que trabalha com tecnologia e já deu treinamentos sobre segurança digital, entrou em contato com o jornal alertando sobre a importância dos gerenciadores de senha para a prevenção de ataques online.

De fato, os gerenciadores de senha são uma mão na roda. Afinal, as principais dicas na hora de criar uma senha segura (além de não salvar a senha em nenhum lugar) são: misturar letras, números, caracteres especiais, minúsculas e maiúsculas; não usar dados pessoais, datas de aniversário, nomes próprios; usar senhas longas, com mais de 15 caracteres; e não repetir senhas.

Ou seja, com uma infinidade de serviços digitais que todo mundo precisa acessar hoje em dia, qual ser humano consegue decorar um monte de senhas complexas assim sem salvá-las em nenhum lugar? Confesse: quantas vezes você já teve que clicar em “Esqueci minha senha” e acabou perdendo um bom tempo para redefini-la?

Mas esses gerenciadores são seguros? Sim, eles usam um padrão avançado de criptografia. Claro que não se pode dizer que é seja 100% seguro no mundo da internet, mas com certeza eles são mais seguros do que deixar anotações comprometedoras por aí ou usar senhas frágeis e repetidas. Basta criar uma única combinação para o gerenciador e memorizá-la.

Existem diversos gerenciadores de senha grátis. Um dos mais utilizados era o LastPass, mas em março o seu plano gratuito passou a ficar disponível para apenas um tipo de dispositivo (computadores ou dispositivos móveis, como celulares ou tablets). Isso fez com que muitos usuários procurassem outras alternativas.

Outra ótima opção é o Bitwarden, que oferece senhas ilimitadas em dispositivos ilimitados. O Dashlane é um dos mais elogiados, mas o seu plano gratuito disponibiliza apenas 50 senhas em um dispositivo. Vale mencionar também o RememBear, que oferece senhas ilimitadas em apenas um dispositivo, mas é ótimo para iniciantes, com interface intuitiva e fofa, com ursinhos.

Para encerrar, fecho com o poema “Senha”, do publicitário Marcus Pereira (1930-1981). Porque essa criptografia poética vale a pena decifrar.

Senha

Tome da brisa a parte mais perfeita
–a que ondula a penugem dos pássaros.
Tome do amor a breve circunstância
em que, da coragem de ousar, se guarda o frêmito.
Tome da lágrima o silêncio que ela quebra
Tome do medo a paz que vem depois
Tome do riso o que ele tem por trás

E o que faltar agora,
Você já pode achar.

Bate-Papo na Web

Alessandra Kormann é jornalista, tradutora e roteirista. Trabalhou sete anos na Folha.
Desde 2005, é colunista do Show!, do jornal Agora.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem