Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Bate-Papo na Web

Como usar travessão ou meia-risca no WhatsApp

Sinais têm função diferente do hífen, que acaba sendo usado para tudo

Ícone do WhatsApp - Dado Ruvic/Reuters
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Muita gente não sabe, mas é muito simples colocar meia-risca (traço de ligação) ou travessão no WhatsApp em vez de hífen, que acaba sendo usado indistintamente para tudo.

Para lembrar: o hífen é usado em palavras compostas (guarda-chuva, arco-íris), pronomes oblíquos (deixe-me, quero-te) ou separação de sílabas. A meia-risca, um pouco maior, serve para unir os valores de uma série (A–Z, 1–10). Já o travessão é empregado para indicar o discurso direto (a fala de um personagem) ou em orações intercaladas, no lugar de vírgulas ou parênteses.

Dependendo do padrão editorial, a meia-risca pode ser usada como travessão. Veja como são diferentes os tamanhos do hífen, da meia-risca e do travessão, lado a lado: - – —.

E, afinal, como fazer para usar meia-risca e travessão no WhatsApp, já que só aparece o hífen no teclado? Fácil: basta manter o dedo pressionado em cima do hífen até surgirem os outros tipos de traços (da mesma forma que fazemos para colocar acentos nas vogais).

Esse truque serve também para outros sinais gráficos. Explore as diversas opções mantendo todas as teclas pressionadas. Lembrando que, ao clicar na tecla 123 para abrir o teclado numérico, há ainda outra tela de caracteres, no canto esquerdo inferior (em cima de ABC). No iPhone, clique na tecla #+=; no Android, clique em =\<.

Outra opção para colocar travessão no WhatsApp é digitar dois hifens na sequência, que são automaticamente transformados em travessão. Mas essa opção não funciona no WhatsApp Web, apenas no celular.

No Word, para colocar meia-risca é preciso manter a tecla Ctrl pressionada e depois clicar no hífen. Já para o travessão, mantenha a tecla AltGr pressionada e depois clique no hífen. Ou então clique em Ctrl e Alt ao mesmo tempo e depois no hífen.

Em outros programas no PC, o atalho para a meia-risca é Alt (sempre mantendo a tecla pressionada) e a sequência de números 0150. Para o travessão, Alt e 0151.

Bate-Papo na Web

Alessandra Kormann é jornalista, tradutora e roteirista. Trabalhou sete anos na Folha.
Desde 2005, é colunista do Show!, do jornal Agora.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem